iPhone: o sonhado modem 5G da Apple pode atrasar mais uma vez

Leaker sul-coreano afirma que empresa abandonou os planos de ter seu próprio modem 5G; porém, é mais provável que projeto apenas tenha atrasado de novo

Felipe Freitas
Por
Aprenda como ativar o 5G SA e 5G NSA no iPhone
Apple pode atrasar novamente o projeto de Modem 5G próprio (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

A Apple pode atrasar mais uma vez o lançamento do seu próprio modem 5G, que beneficiaria principalmente os iPhones. A informação ganha força após um leaker sul-coreano afirmar que a empresa pode dar fim ao projeto. É difícil de acreditar que a big tech jogará fora a ideia de ter um modem próprio, desenvolvido internamente para disputar o domínio da Qualcomm. Adiá-lo pode ser o caminho mais provável.

A empresa da maçã chegou a investir US$ 1 bilhão de dólares no projeto quando comprou a divisão de modems da Intel. O negócio foi realizado em 2019, com a Apple adquirindo milhares de patentes e contratando em torno de 2 mil funcionários da fabricante de chips.

Em setembro deste ano, foi revelado que a Apple seguirá usando o modem 5G da Qualcomm pelo menos até 2026. Inicialmente era previsto que o acordo acabasse em 2024. A renovação por mais dois indica que o sonho do componente próprio está atrasado.

Muitos atrasos

(Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Renovação de contrato levará modem da Qualcomm para iPhone 16 e iPhone 17 — no mínimo (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O primeiro motivo para duvidar do fim do projeto é que a Apple está cada vez mais autossuficiente. Em junho, a empresa completou a sua transição para desktops e laptops só com Apple Silicon, a linha de processadores projetados por ela mesmo. A empresa quer mais produtos “made in Cupertino”, não menos.

E bem, faz anos que os iPhones usam chips exclusivos. A compra da divisão de modems da Intel foi um passo para a maior autossuficiência. Os rumores indicam (ou indicavam?) que o iPhone SE de 4ª geração seria o primeiro com 5G da própria Apple. Com o histórico de atrasos, pode ser que a big tech siga com problemas na produção e que o chip ganhe uma nova data.

Logo, dado a estratégia da Apple de produzir mais componentes por conta própria, fica difícil acreditar que a empresa encerrará de vez o projeto. O leaker Landzuk também tem um histórico misto de previsões: já errou várias vezes, mas também já acertou (como quando disse que o iPhone 15 Pro teria pelo menos 256 GB).

Mão segurando celular
iPhone 15 Pro tiveram capacidade de armazenamento mínima acertada por leaker (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Contudo, não seria uma completa maluquice (e nem um grande prejuízo) caso a Apple abandonasse o projeto. A Intel teria vendido a divisão de modems por causa do alto custo. Como a Qualcomm possui as principais patentes para redes móveis, cobra caro pelos royalties dessas tecnologias. Se a Apple desistir do projeto, é porque viu a bomba que comprou.

Relembre o lançamento do iPhone 15

Com informações: 9to5Mac e SamMobile

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados