Apple usará modem 5G da Qualcomm até 2026

Fabricante do iPhone está sofrendo atrasos na produção do seu próprio modem 5G; smartphones da Apple seguirão com equipamento da Qualcomm por mais três anos

Felipe Freitas
Por
Logotipo da Apple
Apple continuará usando modems 5G da Qualcomm no iPhone pelo menos até 2026 (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A Apple renovou sua parceria com a Qualcomm para o fornecimento de modems 5G. A criadora do Snapdragon seguirá produzindo os modems dos iPhones até 2026. O motivo da renovação é que o desenvolvimento do equipamento 5G da Apple está atrasado.

O anúncio da manutenção do contrato foi publicado pela Qualcomm nesta segunda-feira (11). Na semana passada, o analista Ming-Chi Kuo informou que a Apple deve lançar seu modem próprio em 2025 — o eterno prazo de “daqui há dois anos chega o modem da Apple”.

Apple continuará usando modem 5G da Qualcomm até 2026

O novo contrato entre Apple e Qualcomm é válido até 2026. No entanto, existe a possibilidade de que uma parte dos iPhones seja lançada com os modems próprios da Apple a partir de 2025. A dúvida é se esse equipamento ficará pronto a tempo do lançamento do iPhone 17.

A certeza, confirmado pela Qualcomm no anúncio da renovação da parceria, é que em 2026 por volta de 20% dos modems usados pela Apple sejam fornecidos pela criadora do Snapdragon. Com essa confirmação, a Qualcomm novamente faz o papel de fonte para jornalistas, assim como fez ao revelar que a Samsung só usaria Snapdragons na linha Galaxy S23.

iPhone 14 e 13
iPhone 17 e iPhone 18 são cotados como possíveis modelos a estrear o modem 5G da Apple. Imagem ilustrativa (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Pela declaração da Qualcomm, é presumido que a partir do iPhone 18 (nome esperado do smartphone de 2026) a Apple amplie a produção do seu modem. Se tudo sair como o planejado pela empresa de Cupertino, toda a linha iPhone deverá utilizar um “modem Apple Silicon” a partir de 2027.

Modem da Apple é e será grande baque no caixa da Qualcomm

De acordo com o banco UBS, 21% da receita da Qualcomm em 2022 foi originada do fornecimento de equipamentos para a Apple. Até 2026, a fabricante de chips poderá contar o dinheiro dos modems no iPhone em seu caixa.

E ao manter o contrato com a empresa da Maçã, a Qualcomm também recupera uma parte da receita perdida com o lançamento do Huawei Mate 60 e os planos da Huawei em utilizar chips Kirin em todos os seus celulares.

Com informações: 9to5Mac e CNBC

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados