Bluetooth não funciona: como resolver problemas de conexão no celular ou PC?

Saiba como corrigir os principais problemas de Bluetooth envolvendo pareamento, reprodução de música ou outro tipo de compartilhamento de dados entre dispositivos

Emerson Alecrim Ana Marques
Por e
Erro ao conectar Bluetooth no celular ou PC
Erro ao conectar Bluetooth no celular ou PC (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Uma falha na conexão Bluetooth pode ser causada por erros no pareamento entre dispositivos, bugs de software ou uma configuração inadequada. Para resolver essas questões, o Tecnoblog reuniu dicas de como solucionar os principais problemas de Bluetooth no Android, iOS, macOS e Windows.

1. Verifique o pareamento dos dispositivos Bluetooth

O pareamento estabelece uma conexão Bluetooth entre dois dispositivos. Sem esse processo, será impossível transferir arquivos via Bluetooth, conectar fones de ouvido sem fio ao celular, usar um mouse Bluetooth no PC e assim por diante.

Para checar se o pareamento foi feito de maneira correta, basta conferir se o dispositivo está listado como “conectado” ou “pareado” na lista dos dispositivos Bluetooth no sistema operacional do seu equipamento.

Para acessar a lista de dispositivos Bluetooth, faça o seguinte:

  • Android: arraste a parte superior da tela para baixo e pressione o dedo por 2 segundos sobre o atalho do Bluetooth. Se essa opção não aparece por lá, busque por ela nas configurações do sistema.
  • iOS: arraste o topo direito da tela para baixo para exibir a Central de Controle. Nela, pressione o ícone de Bluetooth até a lista de dispositivos surgir. Essa checagem também pode ser feita no menu “Ajustes”.
  • macOS: clique no ícone do Bluetooth que aparece no canto superior direito da tela ou procure pelo mesmo item em “Ajustes do Sistema”.
  • Windows: procure a opção Bluetooth nos ícones que aparecem ao lado do relógio da Barra de Tarefas. Os dispositivos pareados aparecerão com o status “conectado” e poderão exibir informações adicionais, como nível de bateria.

Em caso de falha de pareamento, o dispositivo aparecerá como “desconhecido” ou o sistema poderá exibir uma mensagem de erro de conexão. Neste caso, tente um dos procedimentos abaixo.

Pareamento Bluetooth no Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Pareamento Bluetooth no Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Desative e ative novamente o Bluetooth

Desativar e ativar novamente a conexão Bluetooth no sistema operacional pode ser suficiente para solucionar falhas de pareamento ou de dispositivos que não aparecem para conexão. Veja o passo a passo:

  • Android: acesse as configurações rápidas, arrastando o dedo na tela de cima para baixo, e toque no ícone do Bluetooth para desativá-lo. Repita o procedimento para reativar a conexão;
  • iOS: arraste o topo direito da tela para baixo para exibir a Central de Controle e toque no ícone do Bluetooth para desativá-lo. Toque novamente nele para reativá-lo. O ícone ficará azul;
  • macOS: clique no ícone do Bluetooth no canto superior direito da tela para desativá-lo. Repita o procedimento para reativar a conexão;
  • Windows: procure pelo ícone do Bluetooth no canto direito da Barra de Tarefas. Clique nele para desativá-lo, o que o deixará na cor branca. Clique novamente para reativar o Bluetooth, o que o deixará em um tom escuro.

Se você não conseguir reativar o Bluetooth, reiniciar o computador ou o dispositivo móvel pode resolver o problema.

Desativando e reativando o Bluetooth no Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Desativando e reativando o Bluetooth no Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Reinicie os dispositivos Bluetooth

A solução para uma falha de conexão pode ser reiniciar o dispositivo Bluetooth. Isso pode ser feito simplesmente colocando o fone de ouvido de volta ao seu estojo de armazenamento, desligando e ligando o mouse Bluetooth, desativando ou ativando o sistema de som do carro, e assim por diante.

4. Faça o sistema esquecer dispositivos Bluetooth

Problemas de conexão via Bluetooth podem ser causados por excesso de dispositivos pareados no sistema ou uma falha nessa lista. Remover uma ou mais conexões pode ser a solução, embora isso te obrigará a parear seu dispositivo novamente.

Eis como fazer o procedimento nas seguintes plataformas:

  • Android: arraste o topo da tela para baixo para exibir a área de acesso rápido. Nela, toque no ícone de Bluetooth. Selecione um dos dispositivos pareados e escolha Esquecer dispositivo ou Desparear (o nome varia de acordo com o celular);
  • iOS: vá em Ajustes e Bluetooth. Toque no símbolo de “i” ao lado do dispositivo a ser esquecido. Na tela seguinte, toque em Esquecer este dispositivo;
  • macOS: clique no ícone de Bluetooth no canto superior direito e abra a opção Ajustes de Bluetooth. Nela, clique no ícone de “i” ao lado do dispositivo a ser esquecido e selecione Esquecer este dispositivo.
  • Windows: abra o Menu Iniciar, vá em Configurações e procure a opção Bluetooth e dispositivos. Clique no botão com três pontinhos ao lado do dispositivo a ser esquecido e escolha Remover dispositivo ou equivalente.
Função Esquecer Dispositivo no macOS (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Função Esquecer Dispositivo no macOS (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

5. Verifique as configurações de áudio da mídia

Quando o problema com a conexão Bluetooth envolve só a reprodução de áudio, a falha pode estar na configuração de saída de som do sistema operacional. Neste caso, selecionar o dispositivo correto pode ser a solução:

  • Android: arraste o topo da tela para baixo para exibir a área de acesso rápido, toque em Bluetooth e abra o ícone de configuração do dispositivo sonoro. Na tela seguinte, ative a opção Áudio, Áudio da mídia ou equivalente;
  • iOS: toque em Ajustes e em Bluetooth. Toque no “i” ao lado do dispositivo sonoro com problema. Em Tipo de dispositivo, seleciona a opção mais apropriada a ele, como fone de ouvido, aparelho auditivo ou alto-falante;
  • macOS: vá em Ajustes do Sistema / Som. Na parte inferior da tela, escolha os fones de ouvido ou alto-falantes Bluetooth na área Saída. Se um dispositivo com microfone não estiver funcionando, selecione-o na área Entrada.
  • Windows: vá em Iniciar / Configurações / Som. Em Escolher onde reproduzir o som, selecione o dispositivo Bluetooth desejado. Ele precisa estar pareado para aparecer entre as opções.
Configurando o tipo de dispositivo Bluetooth no iOS (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Configurando o tipo de dispositivo Bluetooth no iOS (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

6. Ative o áudio para chamadas em dispositivos Bluetooth conectados

Se o problema com o Bluetooth envolve chamadas telefônicas, pode ser necessário configurar o headset ou o sistema de áudio do carro para receber ligações:

  • Android: arraste o topo da tela para baixo para abrir a área de acesso rápido, vá em Bluetooth e abra o ícone de configuração do dispositivo. Na tela seguinte, ative a opção Chamadas ou Áudio do smartphone (varia de um celular para outro);
  • iOS: no iPhone, vá em Ajustes / Acessibilidade / Toque. Na parte final da tela, escolha o dispositivo Bluetooth mais apropriado em Áudio de Ligações (Headset Bluetooth ou alto-falantes).
Configurando chamada via dispositivo no Bluetooth no Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Configurando chamada via dispositivo no Bluetooth no Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

7. Libere o acesso de um app específico ao Bluetooth

No iOS e no macOS, o não funcionamento do Bluetooth pode acontecer apenas com um aplicativo específico. Geralmente, acessar as opções de gerenciar permissões do iPhone ou do Mac resolve o problema.

Para isso, no iPhone, vá em Ajustes / Privacidade e Segurança / Bluetooth. Na tela que surgir, verifique se o aplicativo em questão tem permissão para usar o Bluetooth. Se negativo, basta ativar essa opção.

O caminho é parecido no macOS: Ajustes do sistema / Privacidade e Segurança / Bluetooth.

Apps com permissão para usar Bluetooth no iPhone (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Apps com permissão para usar Bluetooth no iPhone (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

8. Verifique se há atualizações pendentes

Drivers ou componentes do sistema operacional desatualizados podem fazer o Bluetooth não funcionar corretamente. Assim, aplicar updates gerais do sistema pode, eventualmente, atualizar o Bluetooth no celular ou no computador:

  • Android: vá em Configurações e procure a opção “Atualização de Software” ou equivalente. Em alguns celulares ou tablets, essa opção pode estar dentro de seções como “Sobre” ou “Atualizações”;
  • iOS: vá em Ajustes / Geral / Atualização de Software. Se updates estiverem disponíveis, essa informação aparecerá ali;
  • macOS: vá em Ajustes do Sistema / Geral / Atualização de Software. Ao entrar nessa área, imediatamente o macOS buscará por updates e fará download deles, se disponíveis;
  • Windows: no campo de busca da Barra de Tarefas ou do Menu Iniciar, pesquise por “atualizações” e clique em Verificar se há atualizações. Baixe os updates que estiverem disponíveis na tela que abrir.
Checando atualizações no Windows Update (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Checando atualizações no Windows Update (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

No Windows, uma alternativa é usar o recurso Soluções de Problemas, disponível em Configurações / Sistemas. Dentro dessa área, vá em “Outros solucionadores de problemas” ou em “Soluções de problemas adicionais” e procure a opção que checa falhas no Bluetooth. Siga o passo a passo apresentado.

9. Redefina as configurações de rede

Configurações de rede incorretas ou corrompidas podem afetar o funcionamento do Bluetooth. Redefinir essas configurações pode resolver o problema. Mas o procedimento só deve ser feito em último caso, pois a redefinição exigirá que conexões Wi-Fi, Bluetooth ou móveis (5G ou 4G) sejam refeitas:

  • Android: vá em Configurações em busque por “redefinir rede”. A opção correspondente, que tem um nome como “Redefinir as configurações de rede”, pode estar dentro de áreas como “Gerenciamento geral” e “Geral”;
  • iOS: vá em Ajustes / Geral e, no final da tela, abra a opção Transferir ou Redefinir o iPhone. Na tela seguinte, toque em Redefinir / Redefinir Ajustes de Rede. Sua senha será exigida para o procedimento começar;
  • macOS: abra o terminal do sistema, digite sudo pkill bluetoothd e pressione Enter/Return. Digite a sua senha, feche o terminal e reinicie o Mac;
  • Windows: no campo de busca da Barra de Tarefas ou do Menu Iniciar, pesquise por “redefinição da rede”. Na tela de mesmo nome que surgir, clique em “Restaurar agora”. O computador será reinicializado.
Redefinindo o Bluetooth no macOS (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Redefinindo o Bluetooth no macOS (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O Bluetooth ainda não conecta. O que fazer?

Se após as instruções anteriores um dispositivo Bluetooth continuar não se conectando ao seu equipamento, o problema pode estar nele. Eis algumas soluções possíveis:

  • Teste outro dispositivo Bluetooth: tende conectar outro dispositivo Bluetooth, se possível, do mesmo tipo. Se o segundo dispositivo funcionar, o problema está mesmo no primeiro. Procure orientações do fabricante para corrigir a falha ou, se for o caso, acionar a garantia;
  • Confira a compatibilidade: verifique os requisitos mínimos de seu dispositivo Bluetooth. Isso porque toda nova versão da tecnologia é feita para funcionar com dispositivos baseados em versões anteriores, mas pode haver exceções;
  • Verifique a bateria: confira se a bateria do seu dispositivo está devidamente carregada. Em fones de ouvido, pode acontecer de uma unidade ser recarregada, mas a outra não;
  • Desconecte outros dispositivos: se houver outros dispositivos Bluetooth previamente pareados, desconecte-os. Um pode causar interferência no outro, embora isso não seja comum;
  • Verifique se é o equipamento certo: pode acontecer de fones ou alto-falantes Bluetooth se conectarem automaticamente ao seu celular quando você tenta pareá-los com seu computador, por exemplo;
  • Zere o dispositivo: fones de ouvido, alto-falantes e outros dispositivos Bluetooth podem ter um comando de “reset” que resolve falhas de conexão. Verifique o manual do produto para saber como executar o procedimento.

Principais dúvidas sobre problemas com Bluetooth

Por que meu fone de ouvido Bluetooth não conecta?

Fones de ouvido Bluetooth podem não se conectar devido a problemas como bateria descarregada, falha no pareamento causadas por configurações da rede Bluetooth incorretas no aparelho de destino e, menos comumente, falta de compatibilidade.

Outra causa frequente para o problema é quando os fones se conectam automaticamente a outro dispositivo com o qual houve pareamento anterior.

Por que meu PC não encontra dispositivos Bluetooth?

Um PC pode não encontrar um dispositivo Bluetooth por problemas como driver desatualizado ou incorreto, configurações da rede sem fio que limitam a quantidade de aparelhos conectados, tentativa de parear um equipamento que já está conectado a outro e, menos frequentemente, interferências.

Se você estiver usando um adaptador Bluetooth USB, mudá-lo de porta pode resolver o problema.

Por que o Bluetooth fica ligando sozinho?

O Bluetooth pode ser ativado “sozinho” por aplicativos que têm acesso à tecnologia. Procure as opções de gerenciar permissões do sistema operacional para limitar os softwares que têm acesso ao Bluetooth.

Por que não aparece a opção de ativar Bluetooth no PC?

Se você não encontra o ícone de Bluetooth no Windows, esse tipo de conexão pode estar ausente por falta de driver. Para ter certeza, procure por “gerenciador de dispositivos” no campo de busca da Barra de Tarefas ou do Menu Iniciar e verifique se há algum erro ou ausência de Bluetooth na tela que surgir.

Se você tem um computador antigo, talvez ele não tenha um módulo Bluetooth. Neste caso, a solução está em instalar um adaptador Bluetooth USB ou PCI Express.

Bluetooth no Gerenciador de Dispositivos do Windows (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Bluetooth no Gerenciador de Dispositivos do Windows (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Por que o Bluetooth não aparece no Gerenciador de Dispositivos do Windows?

Um erro no driver pode fazer o Bluetooth não aparecer no Gerenciador de Dispositivos do Windows mesmo que a conexão esteja funcionando. Reinstalar o driver ou buscar por atualizações do sistema operacional pode ser a solução.

Também pode ser necessário instalar um software fornecido pelo fabricante do computador para o Bluetooth funcionar corretamente. Se a máquina conta com um adaptador Bluetooth USB ou PCIe, verifique se o componente está corretamente conectado.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Bluetooth na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados