Google cancela recursos pouco utilizados do Assistente; veja lista

No total, 17 funções do Google Assistente serão canceladas; entre recursos removidos está reprodução de audiobooks do Google Play Livros

Felipe Freitas
Por
Logotipo do Google
Google encerra 17 recursos do Assistente(Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Google divulgou nesta quinta-feira (11) que irá remover um total de 17 recursos do Assistente. O motivo para cancelar essas funções é que elas são poucos usadas. No comunicado em que informa essas alterações, o Google explica que remover esses recursos é priorizar as ferramentas mais usadas, o que levará o Assistente a ser mais prático.

Essa não é a única mudança do Assistente que vemos nessa quinta-feira. O Google demitiu aproximadamente 1.000 funcionários, incluindo membros da divisão do assistente de voz.

Mudanças no Assistente podem refletir o foco no Bard

O cancelamento de 17 recursos do Assistente pode sugerir que o Google seguirá o exemplo da Microsoft, substituindo o Assistente gradualmente pelo Bard, sua IA generativa. Ou pelo menos que a tecnologia da IA deve entrar em breve na ferramenta.

Google Nest Audio (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Google Nest Audio perderá recursos poucos utilizados do Assistente (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Em algumas capturas de tela divulgadas pelo leaker Dylan Roussel, o Bard e o Google Assistente aparecem integrados. Em uma das imagens, o Bard responde “Eu estou aprendendo algumas funções clássicas do Assistente”. Se hoje o Google está removendo alguns recursos, no futuro pode ser papel do Bard fazer (e aprender) as funções canceladas.

Essa integração do Bard com o Assistente (ou talvez uma futura substituição pela IA) lembra o que a Microsoft fez com a Cortana. A assistente virtual do Windows foi encerrada e substituída pelo Copilot. A tendência é que as empresas troquem as assistentes de voz por IAs. No caso da Amazon, será um baita upgrade na Alexa — resta saber o que será da Siri

Lista de recursos cancelados no Google Assistente

  1. Reproduzir e controlar audiobooks do Google Play Livros por voz — a transmissão de audiobooks a partir de smartphones não será afetada.
  2. Definir ou usar alarmes de mídia, alarmes musicais ou alarmes de rádio em dispositivos habilitados para Google Assistente — o usuário poderá criar uma Rotina personalizada com comportamento semelhante ou usar um alarme padrão.
  3. Acessar ou gerenciar seu livro de receitas, transferir receitas de um dispositivo para outro, reproduzir um vídeo instrutivo de receitas ou mostrar receitas passo a passo — o Google Assistant seguirá funcionando para buscar receitas na web e YouTube.
  4. Gerenciar um cronômetro em Smart Displays e speakers — você ainda pode definir timers e alarmes.
  5. Usar sua voz para ligar para um dispositivo ou transmitir uma mensagem para seu grupo familiar do Google —transmissões para dispositivos em sua casa seguem funcionando.
  6. Usar comando de voz para enviar um e-mail, mensagem de vídeo ou áudio — você ainda pode fazer chamadas e enviar mensagens de texto.
  7. Reagendar um evento no Google Agenda com comando de voz — criar um novo evento continuará funcionando.
  8. Usar o App Launcher no modo dirigindo do Google Assistente durante o uso do Google Maps para ler e enviar mensagens, fazer chamadas e controlar mídia.
  9. Pedir para agendar ou ouvir previamente mensagens agendadas do Family Bell.
  10. Pedir para meditar com o aplicativo Calma — não afeta a função de solicitar meditação com apps de mídia como o YouTube.
  11. O controle de voz para atividades não estará mais disponível nos dispositivos Fitbit Sense e Versa 3 — controlar atividades por voz continuará funcionando no Pixel Watches, mas eles não são vendidos no Brasil.
  12. A visualização dos resumos do seu sono estará disponível apenas nos Google Smart Displays — o resumo pode ser solicitado por voz em relógios inteligentes de terceiros.
  13. As chamadas feitas em speakers e Smart Displays não aparecerão com um identificador de chamadas, a menos que você esteja usando o Duo.
  14. Visualizar as estimativas de tempo do deslocamento para o trabalho em Smart Displays — o usuário ainda pode solicitar horários de deslocamento e obter instruções por voz.
  15. Verificar itinerários de viagens pessoais por voz — solicitar o status do voo não será afetado.
  16. Pedir informações sobre seus contatos — você ainda pode fazer chamadas para seus contatos.
  17. Solicitar a realização de determinadas ações por voz, como enviar um pagamento, fazer uma reserva ou postar nas redes sociais — o Assistente ainda pode abrir os aplicativos instalados.

Com informações: 9to5Google

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados