Como ativar e desativar o comando ‘OK, Google’ no Android

Saiba como desativar o "Ok, Google" e fique livre do Android tentando entender as suas conversas ou perguntas próximo ao telefone

Melissa Cruz Cossetti
Por

Para usar o Google Assistente basta chamá-lo: “OK, Google!”. Mas é possível que o recurso esteja desativado ou, em alguns casos, ativado sem qualquer limitação e sendo acionado a todo momento. Saiba como ativar e desativar completamente o reconhecimento de voz do Google no Android e também como desbloquear o celular.

Hot Word “OK, Google!”

A hot word é um comando que você dá para o aparelho executar uma ação. No caso, ao falar “Ok, Google”, o seu dispositivo começa a escutá-lo com atenção para fazer o que você está pedindo. Em alguns dispositivos, você pode usar variações, como “Ei, Google”.

Se isso não está funcionando ou está atrapalhando você, veja como ativar ou desativar.

Como ativar e desativar o comando “OK, Google”

Em smartphones com o Google Assistente

Primeiro, veja se o Google Assistente está ativado. Nem todos os smartphones têm o Google Assistente. Toque e mantenha pressionado o botão “Home”. Se aparecer a mensagem “Olá, como posso ajudar?”, significa que o Google Assistente está ativado.

Se você não receber essa mensagem, siga leia “Dispositivos sem o Google Assistente”.

  1. Toque e mantenha pressionado o botão home;
  2. No canto superior direito, toque em “Explorar e Suas coisas”;
  3. Depois, toque em “Mais” e em “Configurações”;
  4. Em “Dispositivos”, selecione seu smartphone ou tablet;
  5. Ative o Google Assistente.
  6. Ative a Detecção “Ok Google”.

Ok, Google - Voice Match

Smartphones sem o Google Assistente

  1. Abra o aplicativo do Google (G colorido);
  2. Toque em “Menu” e depois em “Configurações”;
  3. Escolha a opção “Voz” e depois “Voice Match”;
  4. Ative ou desative a opção ‘Diga “Ok Google” a qualquer momento’;

Se quiser que “Ok Google” desbloqueie automaticamente o celular quando ouvir sua voz, ative também a opção “Desbloquear com o Voice Match”. Você será convidado a testar e definir o seu modelos de voz repetindo algumas vezes o comando ao aparelho.

 

Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados

Relacionados