Como ativar o NFC no celular Android ou iPhone

Saiba como acessar as configurações do Android para habilitar o NFC no celular; em iPhones antigos, a ativação é manual via central de controle do iOS

Ana Marques
Por
Celular com NFC ativado
Celular com NFC ativado (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

A tecnologia NFC (Near Field Communication) pode ser ativada no celular por meio da central de controle ou pelas configurações de conectividade do Android. No iPhone Xs e versões mais recentes, o NFC é ativado automaticamente para leitura ao aproximar o dispositivo de uma tag NFC ou máquina de pagamento.

O NFC é uma tecnologia de transmissão de dados sem fio, de curto alcance. Ao ativar o NFC no celular, o usuário pode realizar diversas funções — desde transações financeiras até a configuração de atalhos para automatizar a iluminação de um ambiente ou iniciar a reprodução de música, por exemplo.

Para usar plenamente as funções relacionadas ao NFC, é necessário que o seu smartphone tenha um chip e antena integrados. Os recursos disponíveis podem variar conforme a marca, modelo ou versão do sistema operacional embarcado no celular.

A seguir, veja o passo a passo para habilitar o NFC no Android e em iPhones.

Como ativar o NFC no celular Android

No Android, a função NFC pode ser ativada rapidamente por meio da central de controle do sistema. Basta deslizar o dedo de cima para baixo e tocar no símbolo do NFC.

Como ativar a função NFC na central de controle do Android

Caso não encontre o atalho NFC na central de controle, vá até as configurações de conectividade do sistema e ative a chave ao lado de NFC.

A seguir, veja o passo a passo para habilitar o NFC por meio das configurações nos smartphones da Samsung, Motorola ou Xiaomi.

Como ativar o NFC no celular Samsung

  1. Acesse o menu de Configurações do Samsung Galaxy;
  2. Entre em “Conexões”;
    Como ativar NFC no celular Samsung Galaxy
  3. Ative a chave ao lado de “NFC”.
    Como ativar NFC no celular Samsung Galaxy

Como ativar o NFC no celular Motorola

  1. Acesse o app Configurar no celular Motorola;
  2. Vá até “Dispositivos conectados”;
    Como ativar o NFC no celular Motorola
  3. Acesse seção “Preferências de conexão”;
  4. Ative a chave ao lado de “NFC”.
    Como ativar o NFC no celular Motorola

Como ativar o NFC no celular Xiaomi

  1. Acesse “Configurações” no celular Xioami;
  2. Entre em “Conexão e compartilhamento”;
    Como ativar o NFC no celular Xiaomi
  3. Ative a chave ao lado de “NFC”.
    Ativar o NFC no celular Xiaomi

Como ativar o NFC no iPhone

No iPhone 8, 8 Plus e iPhone X, o leitor de tags NFC deve ser ativado na central de controle. Para habilitar a opção em um iPhone antigo, siga os passos abaixo:

  1. Abra o app “Ajustes” do iOS e toque em “Central de Controle”;
  2. Toque em “+” para adicionar a opção “Leitor de etiqueta NFC” à Central de Controle;
  3. Deslize o dedo do canto superior direito da tela para baixo e tocar sobre o símbolo de NFC.
    Ativando o leitor de tag NFC no iPhone 8 Plus

Agora basta aproximar o iPhone de uma etiqueta NFC para que o celular faça a leitura, com mostra imagem abaixo.

Leitor de tag NFC habilitado no iPhone 8 Plus
Leitor de tag NFC habilitado no iPhone 8 Plus (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

No iPhone Xs ou mais recente, basta aproximar uma tag ou outro dispositivo compatível com NFC do iPhone para ativar a leitura via NFC automaticamente.

Por que não consigo ativar o NFC no celular?

O NFC é uma tecnologia de comunicação sem fio que permite a troca de dados quando dispositivos estão a alguns centímetros um do outro. Problemas para usar o NFC costumam estar relacionados à falta de hardware compatível com a tecnologia, distância entre os dispositivos, uso de capinhas ou outros acessórios que contenham material metálico, e até mesmo mau funcionamento do chip ou da antena instalada no aparelho.

Celulares Xiaomi têm uma opção para redefinir o NFC e tentar corrigir eventuais problemas, como mostra a tela a seguir. Para acessar, siga o passo a passo de ativação e toque em “Restaurar funcionalidade NFC”.

Redefinindo as configurações de NFC no celular Xiaomi
Redefinindo as configurações de NFC no celular Xiaomi (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Em aparelhos de outras marcas, você pode tentar reiniciar o celular ou até mesmo redefinir as configurações do sistema para os padrões de fábrica.

Ao seguir os procedimentos mencionados anteriormente, você deve ser capaz de habilitar o NFC, deixando o celular disponível para realizar funções específicas, como a leitura de informações em tags ou liberação de acesso a portarias. Entretanto, cada função é ativada de forma distinta.

Caso a opção NFC esteja ativada nas configurações do aparelho, mas não funciona após as dicas acima, o mais indicado é entrar em contato com uma assistência técnica autorizada.

Por que não encontro a opção de ativar o NFC no celular?

A ausência da seção “NFC” nas configurações do Android pode significar que o seu celular não é compatível com a tecnologia de transmissão sem fios. No iPhone, essa opção não é exibida em modelos mais recentes, pois o NFC é ativado automaticamente.

Leia nosso artigo e saiba como verificar se o seu smartphone tem suporte a NFC.

Por que não consigo ativar o pagamento via NFC no celular?

Além de ativar o NFC, pode ser necessário configurar a carteira digital do seu celular para usar o pagamento por aproximação. Saiba como adicionar um cartão no Google Pay, ativar o Samsung Pay ou configurar o Apple Pay no seu smartphone.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre NFC na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados