Como pagar por aproximação e sem contato físico [contactless]

Pagamento por aproximação é seguro e ajuda a não ter contato físico com o caixa ou a máquina de cartão; conheça algumas opções

Lucas Lima
• Atualizado há 1 ano e 7 meses

Você já arrisca sair de casa sem a carteira? Dependendo do estabelecimento que vou, não levo nada além do celular — que contém os cartões e a CNH digitais. Além de ser seguro e rápido, o pagamento por aproximação (contactless) ajuda a evitar o contato físico com o cobrador ou com a máquina do cartão — é o método recomendado pela OMS para evitar o contágio do coronavírus (Covid-19). Conheça algumas formas de pagar por aproximação.

Google / Google Pay / pagamento por aproximação

1. Google Pay

O método de pagamento por aproximação do Google usa a tecnologia NFC presente em smartphones Android para funcionar. Após cadastrar o cartão no aplicativo, já é possível realizar os pagamentos sem o cartão físico, apenas desbloqueando o telefone.

2. Apple Pay

A solução para usuários de iPhone é usar o Apple Pay. A fabricante foi a primeira a implementar a modalidade nos telefones, desde o iPhone 6, de 2014, mas demorou para lançar de vez no Brasil. O funcionamento é o mesmo que no Google Pay: cadastre o cartão, ative e comece usar.

Itaú - Apple Pay / pagamento por aproximação (contactless)

3. Samsung Pay

A Samsung tem duas formas para pagamento por aproximação: a primeira é que usa a tecnologia NFC, enquanto a segunda é chamada de MST (transmissão magnética segura).

Esse método alternativo simula a tarja de um cartão magnético e não exige que o terminal ou máquina de cartão estejam habilitados com NFC para funcionar. Portanto, é mais abrangente.

4. Cartões habilitados

Ainda que não tenha o celular para usar uma das carteiras digitais acima, alguns cartões já contam com o chip de NFC embutido. Como exemplos cito os cartões do Nubank e C6 Bank. Talvez seja necessário ativar o recurso nas configurações do aplicativo.

Cartão C6 Carbon

Para saber se seu cartão suporta o NFC, basta observar o símbolo da tecnologia impresso em algum dos lados.

Como saber se posso usar o pagamento por aproximação?

Para usar o pagamento por aproximação é preciso considerar três pontos:

  1. Se o celular tem suporte à tecnologia NFC (ou MST também para aparelhos da Samsung). Nos dispositivos Android, é comum que o chip venha apenas em aparelhos mais caros;
  2. Verificar se o cartão é aceito em uma das carteiras (Google Pay, Apple Pay ou Samsung Pay). É necessário que a emissora do cartão tenha contrato com a fabricante do celular para fornecer suporte ao pagamento por aproximação;
  3. Encontrar terminal com suporte ao NFC (exceto tecnologia MST da Samsung): para usar o pagamento por aproximação, a máquina com a qual o celular se comunicará também precisa ter o chip habilitado.
NFC / Apple Pay / Pagamento por aproximação

5. Métodos alternativos: pagamento com QR Code

Outra maneira de conseguir pagar sem gerar contato físico é com a leitura de códigos QR.

Diversos bancos e carteiras digitais aderiram a esta modalidade, como uma alternativa ao pagamento por aproximação: PicPay, Iti do Itaú, Mercado Pago, banco Next, Ame Digital (para Lojas Americanas), iFood, Rappi, entre outros.

Itaú Iti e maquininha da Rede

A solução consiste em usar a câmera do celular para escanear um o código QR de um estabelecimento e assim pagar sem encostar na máquina ou entregar seu cartão para algum atendente.

Relacionados

Escrito por

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.