Ilustração mostra um celular exibindo a tela para adicionar um contato do WhatsApp
Existem várias formas para adicionar um novo contato no WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

É possível salvar um número no WhatsApp, tanto no Android, quanto no iPhone, diretamente do aplicativo, assim como pelo app de telefone do seu celular.

Você também pode adicionar um número fazendo a leitura do QR Code de um contato do WhatsApp, a partir de uma conversa ou por meio de um grupo em que vocês sejam membros. Veja a seguir o que fazer para salvar um contato no WhatsApp.

Índice

Como adicionar um número no WhatsApp pelo app para iPhone

1. Toque no botão “Mais” para adicionar um contato no WhatsApp

Abra o aplicativo do WhatsApp e pressione no ícone de “Mais” no canto superior direito da tela para adicionar um contato no mensageiro.

Captura de tela mostra página inicial do WhatsApp para iOS com uma seta vermelha indicando o botão "Mais" no canto superior direito
Para salvar um contato no WhatsApp para iPhone, toque no botão “Mais” no canto superior direito da tela. (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

2. Pressione em “Novo contato” para inserir o número do novo contato

Na nova janela, selecione a opção “Novo contato”.

Captura de tela mostra a tela de novas conversas do WhatsApp para iPhone. Uma seta vermelha indica o botão "Novo contato"
A tela de “Nova conversa” permite criar novo grupo, comunidade, transmissão ou então salvar um novo contato (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Adicione os dados do contato a ser adicionado no WhatsApp

O aplicativo pedirá as informações a respeito do contato, incluindo nome, sobrenome e o número. Caso queira adicionar um número de outro país no WhatsApp, o aplicativo permite selecionar o país do contato ou digitar o DDI da região. toque no botão “Salvar” no canto superior direito para salvar o contato no WhatsApp.

Captura de tela mostra janela para salvar novo contato no WhatsApp para iPhone, com seta indicando botão "Salvar" no canto superior direito
Basta preencher os dados do contato e clicar no botão “Salvar” (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como salvar um contato no WhatsApp pelo app para Android

1. Pressione o botão “Mais” para adicionar um contato no WhatsApp

Aperte o botão verde com um balão de mensagem e um símbolo de mais no canto inferior direito para adicionar um contato no WhatsApp.

Captura de tela mostra página inicial do WhatsApp para Android com uma seta vermelha indicando o botão "Mais" no canto inferior direito
Toque no botão para iniciar nova conversa na parte inferior direita da tela (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

2. Toque em “Novo contato”

A janela de “Contatos” do WhatsApp irá aparecer. Toque em “Novo contato”.

Captura de tela mostra a tela de novas conversas do WhatsApp para Android. Uma seta vermelha indica o botão "Novo contato"
Na nova tela, toque no botão “Novo contato” para adicionar novo número na agenda (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Adicione os dados do contato a ser salvo no WhatsApp

O aplicativo pede dados como “Nome”, “Sobrenome” e o “Telefone” da pessoa a ser adicionada. É aqui que aparece a opção para adicionar um número internacional no WhatsApp, basta selecionar o DDI/país. Escolha também onde o contato será salvo. Depois de preencher os dados, toque no botão verde “Salvar” na parte inferior da tela.

Captura de tela mostra janela para adicionar novo contato no WhatsApp para Android com seta vermelha indicando o botão "Salvar"
Preencha os dados do novo contato e toque no botão “Salvar” na parte inferior (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como adicionar um contato no WhatsApp pelo app do telefone

1. Abra o aplicativo de telefone do seu celular

Abra o aplicativo do telefone do seu smartphone Android ou iOS e vá até o “Teclado”.

Captura de tela mostra aplicativo de "Telefone" do Android e "iOS" com setas vermelhas apontando para o botão "Teclado"
Abra o aplicativo de “Telefone” do seu celular e toque em “Teclado” na região inferior da tela (Imagem: Reprodução/iOS)

2. Digite o número que deseja adicionar no WhatsApp

Digite o número do contato que quer salvar no WhatsApp. Lembre-se de colocar o DDD para o caso de um telefone de outra cidade do Brasil, e o DDI, para o caso de ser de outro país.

Depois, em um iPhone, toque em “Adicionar número” logo abaixo do telefone digitado, enquanto em um smartphone Android toque no símbolo de “Mais” na parte superior da tela.

Captura de tela mostra aplicativo de "Telefone" do Android e "iOS" com número fictício digitado e seta apontando para botão "Adicionar número" e "Mais"
Digite o número que quer salvar e toque no botão com símbolo de “Mais” no Android e no botão “Adicionar número” no iOS (Imagem: Reprodução/iOS)

3. Toque em “Criar novo contato”

Na janela pop-up que aparecer, selecione a opção “Criar novo contato” no iPhone ou em smartphones Android.

Captura de tela mostra aplicativo de "Telefone" do Android e "iOS" com número fictício digitado e seta apontando para botão "Criar novo contato"
Na nova janela, basta clicar em “Criar novo contato”. (Imagem: Reprodução/iOS)

4. Digite os dados do contato e salve

Digite os dados do contato do WhatsApp que quer salvar, incluindo “Nome” e “Sobrenome”, confira os dados — no Android, confira onde quer salvá-lo — e toque em “Ok” no iOS e em “Salvar” no Android.

Captura de tela mostra aplicativo de "Telefone" do Android e iOS para adicionar um novo contato e seta apontando para botão "Ok" no iOS e "Salvar" no Android
Adicione os dados a respeito da pessoa, incluindo nome, sobrenome e até email, e então toque em “Ok” ou “Salvar”. (Imagem: Reprodução/iOS)

Como salvar um número de uma conversa no WhatsApp

1. Abra a conversa com o contato a ser salvo

Encontre a conversa com o contato no WhatsApp que quer salvar. Na janela de conversa, toque na barra superior onde está o número de telefone do usuário a ser salvo.

Captura de tela mostra janela de conversa do WhatsApp com seta indicando a barra superior com o número de telefone do outro usuário
Abra o WhatsApp, encontre a conversa com o contato que quer salvar e toque na barra onde está o número do contato (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

2. Selecione “Criar contato”

Em um iPhone, toque na opção “Criar contato” para adicionar o número à sua agenda. Por outro lado, em smartphone Android, toque no botão “Salvar” logo abaixo do número a ser salvo.

Captura de tela mostra janela de perfil de um usuário com seta indicando o botão "Salvar" e "Criar contato"
Na janela de perfil do novo contato, toque no botão “Salvar” no Android ou “Criar contato” no Android (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Preencha os dados do novo contato e salve no WhatsApp

Uma janela pop-up vai surgir pedindo os dados como “Nome”, “Sobrenome” e “Telefone”. Nessa janela também é possível selecionar o país do contato do WhatsApp que quer salvar, permitindo adicionar um número internacional. Depois, toque em “Salvar”.

Captura de tela mostra janela para criar novo contato no WhatsApp com seta apontando para botão "Salvar"
Preencha os dados do novo contato, incluindo “Nome”, “Sobrenome” e “Telefone”. Depois, toque em “Salvar” (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como adicionar um contato de um grupo do WhatsApp

1. Abra a lista de membros de um grupo do WhatsApp

Acesse o grupo que possui o contato do WhatsApp que quer salvar. Toque na barra superior que tem o nome do grupo para acessar os dados e a lista de membros.

Captura de tela mostra janela de conversa do WhatsApp com seta indicando a barra superior com o nome do grupo
Toque na barra com o nome do grupo na parte superior da conversa (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

2. Selecione o contato que deseja salvar no WhatsApp

Procure pelo usuário a ser salvo na lista de contatos do WhatsApp e toque no número.

Captura de tela mostra janela com a lista dos membros do grupo e seta apontando para um usuário que terá seu número salvo
Pressione o nome do membro do grupo a ter seu contato salvo (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Pressione em “Adicionar aos contatos”

Ao pressionar no contato a ser salvo, uma janela pop-up vai aparecer no WhatsApp para celulares Android. Toque em “Adicionar aos contatos”. Por outro lado, o WhatsApp para o iOS mostrará a página do contato, com um botão “Criar contato”, que deve ser pressionado.

Captura de tela mostra janela com os dados do usuário a ser salvo no iOS com seta indicando o botão "Criar contato" e "Adicionar aos contatos" no Android
Toque no botão “Adicionar aos contatos” na janela que surgir no Android, ou em “Criar contato” na nova tela que aparecer no WhatsApp para iOS (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

4. Adicione os dados da pessoa a ser salva no WhatsApp

Na nova página, digite dados como “Nome”, “Sobrenome” e o número de celular que quer salvar. Lembrando que caso seja um contato com número internacional, pode ser preciso indicar o DDI do país. Após isso, toque em “Salvar”.

Captura de tela mostra janela para criar novo contato no WhatsApp com seta apontando para botão "Salvar"
Adicione o “Nome”, “Sobrenome” e “Telefone” do contato de WhatsApp a ser salvo. Depois, toque em “Salvar” (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Como salvar um contato no WhatsApp pelo QR Code de outra pessoa

1. Abra as configurações do WhatsApp

Em um Android, toque nos três pontos no canto superior direito e toque em “Configurações”, enquanto no iOS basta tocar em “Configurações” no canto inferior direito. Na nova tela, ao lado do seu nome, toque no ícone de QR Code.

Captura de tela mostra a tela de configurações do WhatsApp com seta indicando botão "QR Code" ao lado do nome do usuário
Abra as configurações do WhatsApp e toque no botão “QR Code” posicionado ao lado do seu nome no WhatsApp (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

2. Toque em “Escanear código”

A nova janela mostrará o seu QR Code, que pode ser compartilhado externamente. Para escanear QR Code de outra pessoa, toque no botão “Escanear código” na parte superior direita no Android, ou em “Escanear” na região inferior caso esteja usando um iPhone.

Captura de tela mostra a tela de QR Code do WhatsApp com seta indicando botão "Adicionar aos contatos"
Pressione em “Escanear código” e faça a leitura do QR Code do WhatsApp. Após isso, toque em “Adicionar aos contatos”(Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Adicione o novo contato do WhatsApp e salve

Faça a leitura do QR Code do outro usuário. O WhatsApp pode pedir que toque no botão “Adicionar aos contatos” ou então ir direto para a tela onde deve-se inserir os dados do contato. Adicione o número, “Nome” e “Sobrenome” e toque em “Salvar”.

Captura de tela mostra a tela para preencher os dados do contato a ser Salvo no WhatsApp, com seta indicando botão "Salvar"
Preencha todos os dados do novo contato a ser adicionado e pressione em “Salvar” (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Dá para ler o QR Code de um contato do WhatsApp pela câmera do telefone?

Sim. O QR Code de um contato do WhatsApp pode ser lido diretamente pela câmera do telefone. Muitos smartphones já vêm com a função de leitura de QR Codes integrada à câmera, permitindo ler até mesmo um QR Code de um contato do WhatsApp. Abra a câmera do celular, direcione para o QR Code e o contato será reconhecido automaticamente.

Por que não consigo adicionar um contato no WhatsApp?

Quando um contato não aparece no WhatsApp, pode haver várias razões, como número não cadastrado no WhatsApp, por exemplo.

Também é possível que o número seja inválido, ou até mesmo não tenha as permissões necessárias para funcionar. Também pode ser preciso alterar o nome de um contato no WhatsApp para que apareça na lista. Veja os principais motivos:

  • Número inválido: o contato não será exibido se o número estiver incorreto ou não existir;
  • WhatsApp Web: contatos não podem ser adicionados pelo WhatsApp Web;
  • Conta inexistente: o contato deve ter uma conta no WhatsApp para aparecer;
  • Falta de permissão: o WhatsApp precisa de acesso aos contatos do telefone;
  • Nome diferente: se o contato foi salvo com outro nome, atualize-o para encontrá-lo na lista.

Posso adicionar um contato pelo WhatsApp Web?

Não. O WhatsApp Web é basicamente um espelho do aplicativo para smartphones do mensageiro, se limitando a exibir mensagens recebidas no celular. Embora não seja possível de forma nativa, existem maneiras alternativas para salvar contatos no WhatsApp Web.

Uma opção é usar o Google Contacts ou o iCloud, onde você pode adicionar o número do contato na lista de contatos da sua conta do smartphone e. Outra opção é utilizar a extensão de navegador InTouchApp, que permite salvar e sincronizar contatos diretamente no Google Chrome.

Tem como permitir que o WhatsApp acesse meus contatos do telefone?

Sim. Para permitir que o WhatsApp acesse seus contatos no telefone vá até as configurações do seu Android, procure por “apps” ou “Aplicativos”, selecione o WhatsApp e depois vá em “Permissões”. Lá, será possível mudar permissões do aplicativo, incluindo o acesso a seus contatos. No iPhone, acesse os “Ajustes” role a página até encontrar o WhatsApp e permita o acesso aos contatos.

É possível adicionar um contato no WhatsApp sem salvar o número?

Não. Para adicionar um contato é preciso salvar o número de telefone em sua agenda do celular. Exige-se um número de telefone válido para criar uma conta no WhatsApp. Por outro lado, é possível iniciar conversa no WhatsApp sem salvar o número, basta digitar o número desejado na barra de pesquisa do aplicativo.

Dá para excluir um contato do WhatsApp?

Sim. Para apagar contato do WhatsApp basta excluir o contato da sua lista de contatos do celular, visto que o mensageiro se baseia na sua agenda telefônica. Depois de excluir o contato, será preciso aguardar a atualização automática da lista de pessoas no app, ou então forçar a atualização no botão presente no canto superior direito na janela de conversas.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Gustavo de Lima Inacio

Gustavo de Lima Inacio

Especializado em tecnologia, Gustavo de Lima Inacio produz conteúdo sobre tecnologia desde 2015. Fanático por games, smartphones e PCs, tem passagens por TudoCelular e Canaltech, e é roteirista do canal Matheus Kise no YouTube.

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.

Canal Exclusivo

Relacionados