Como adicionar um contato no WhatsApp Web [Google Contacts]

Saiba como adicionar um contato no WhatsApp Web; esse processo elimina a necessidade de salvar um novo número pelo celular

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
WhatsApp (Imagem: Haberlernet/Flickr)
WhatsApp (Imagem: Haberlernet/Flickr)

O WhatsApp Web não permite adicionar contatos de maneira nativa. Isso acontece porque o mensageiro ainda depende do celular, funcionando apenas como um “espelho” que redireciona mensagens e mídias recebidas para a tela do PC. Felizmente, é possível contornar essa limitação utilizando um serviço do Google. Abaixo, vou te mostrar como adicionar um contato no WhatsApp Web.

Como salvar um contato no WhatsApp Web

O serviço que vamos utilizar é o Google Contatos. Acessando o site com a mesma conta presente no celular, você consegue adicionar um contato e fazer com que ele seja salvo automaticamente em seu aparelho, tudo isso graças ao recurso de sincronização. Dessa forma, o número selecionado aparecerá na lista do WhatsApp Web em poucos segundos.

Apesar desse procedimento funcionar tanto no Android quanto no iPhone (iOS), nesse tutorial também vou mostrar como salvar um contato na versão web do iCloud para exibi-lo no mensageiro da mesma forma — isso pode ser útil caso você não utilize os serviços do Google.

No Google Contatos

  1. Abra o navegador e acesse contacts.google.com;
  2. Faça login com a mesma conta do Google presente no celular;
  3. Clique em “Criar contato” no canto superior esquerdo e depois em “Criar um contato”;
  4. Digite o nome e o número (com DDD) do contato que deseja adicionar — você também pode preencher outras informações, como e-mail e empresa;
    Processo para adicionar um contato no Google Contatos (Imagem: Reprodução/Google Contatos)
  5. Clique em “Salvar” para finalizar.

A partir deste momento, o contato adicionado já estará disponível na lista do WhatsApp Web. Para iniciar uma conversa, basta acessar a plataforma, tocar no ícone de mensagem no lado esquerdo e procurar o nome salvo.

No iCloud

  1. Acesse icloud.com;
  2. Faça login com seu ID Apple;
  3. Clique em “Contatos”;
  4. Clique no ícone de “+” no canto inferior esquerdo e depois em “Novo contato”;
  5. Digite o nome e o número (com DDD) do contato que deseja adicionar — assim como no serviço do Google, também é possível preencher outras informações, como site e endereço, por exemplo;
    Processo para adicionar um contato na versão web do iCloud (Imagem: Reprodução/iCloud)
  6. Clique em “OK” para concluir o processo.

Pronto, agora você já sabe como adicionar um contato no WhatsApp Web sem precisar do seu celular.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Contatos na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados