Como colocar um botão com o link do WhatsApp no Instagram

Tutorial ensina a colocar o botão com link para o WhatsApp no perfil do Instagram para facilitar o contato de potenciais clientes

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Ilustração traz referência de como adicionar o botão para o WhatsApp no perfil do Instagram
Descubra o passo a passo para incluir um link direto para seu WhatsApp no seu perfil do Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Colocar o link do WhatsApp no Instagram é um recurso presente no aplicativo da rede social que possibilita adicionar um botão de atalho para o mensageiro. O Instagram permite que perfis profissionais adicionem o botão com link para o WhatsApp como alternativa de contato.

Uma das exigências para usar o link do WhatsApp no Instagram é que o número usado no app de mensagens seja uma conta do WhatsApp Business. A Meta, empresa dona do Instagram e do WhatsApp, fará a verificação do número no momento do cadastro na rede social.

Ao usar o link do WhatsApp no Instagram, a conversa é iniciada imediatamente no mensageiro, sem precisar salvar o número no celular. Outra vantagem é que o número do WhatsApp não fica visível no perfil do Instagram, garantindo mais privacidade à conta.

A seguir, veja como colocar um botão com o link do WhatsApp no Instagram:

1. Abra seu perfil profissional no Instagram

Abra o aplicativo do Instagram no celular Android ou no iPhone e toque no ícone com a sua foto, no canto inferior direito, para acessar seu perfil profissional na rede social.

Captura de tela do aplicativo Instagram indica como acessar o perfil do usuário na página inicial

2. Toque em “Editar Perfil” do Instagram

Toque no botão “Editar Perfil”, embaixo do “Painel profissional”, para ver mais detalhes da sua conta comercial.

Captura de tela do aplicativo Instagram indica como acessar a opção "Editar perfil"

3. Toque em “Opções de Contato” para colocar o botão do WhatsApp no perfil

Desça a tela do app até encontrar “Opções de Contato” e toque em cima dele para iniciar o processo para adicionar o link do WhatsApp no Instagram.

Capturas de tela do aplicativo Instagram indicam como acessar a opção "Opções de contato"

4. Toque em “Número do WhatsApp Business” para conectar as contas

A nova tela mostra os meios de contato profissionais cadastrados por você na conta do Instagram (e-mail e telefone). Então, toque na opção “Número do WhatsApp Business” para seguir com o processo de adicionar o link do WhatsApp no Instagram.

Captura de tela do aplicativo Instagram indica como acessar a opção "Número do WhatsApp Business"

5. Cadastre ou selecione o número do WhatsApp Business no Instagram

Selecione um dos números cadastrados ou insira o número do WhatsApp Business que será linkado ao botão de contato no perfil profissional do Instagram. Depois, toque no botão azul “Enviar código”, na parte inferior da tela.

Aguarde o recebimento do código com cinco dígitos no app do WhatsApp Business. Então, digite o código no Instagram para conectar as contas e colocar o botão do WhatsApp no seu perfil profissional.

Capturas de tela do aplicativo Instagram indicam como cadastrar um número do WhatsApp Business

Sim. A alternativa é criar um link para o WhatsApp e depois colocar o link na biografia do seu Instagram pessoal. Dessa forma, você possibilita que possíveis clientes entrem em contato diretamente pelo app de mensagens da Meta. Esse processo também é válido para contas do WhatsApp que não usam o Business.

Sim. Você pode criar um story com um sticker para colocar o link do Whatsapp no Instagram. Uma sugestão é adicionar esse conteúdo aos Destaques do Stories para que as pessoas possam continuar vendo o link de contato após 24 horas (tempo padrão de exibição de um story).

Por que não consigo adicionar meu WhatsApp no Instagram?

Há algumas questões que podem impedir você de adicionar o botão do WhatsApp no Instagram. As mais comuns são:

  • Não usar conta profissional: é necessário mudar para uma conta comercial do Instagram para ser elegível para adicionar o botão do WhatsApp no perfil;
  • Usar um número pessoal do WhatsApp: apenas contas do WhatsApp Business são elegíveis para serem adicionadas ao botão de contato. É possível transferir uma conta do WhatsApp para o Business ao baixar o aplicativo para empresas;
  • Ocultar as informações de contato: o botão do WhatsApp não será exibido no perfil profissional se a opção “Exibir informações de contato” estiver desabilitada na área “Opções de Contato”;
  • Muitos detalhes nas informações de contato: se você adicionou outras opções de contato (e-mail e telefone), o botão do WhatsApp pode ficar indisponível. Nesse caso, oculte as demais opções de contato.

Sim. Vá até “Opções de Contato” do Instagram e toque em cima da opção “Número do WhatsApp Business”. Depois, toque na opção “Remover WhatsApp” para tirar o botão com o link para o seu WhatsApp do seu perfil profissional na rede social.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados