Google libera primeiro preview do Android 15 para desenvolvedores
Primeira versão tem melhorias nos bastidores do sistema, em questões como consumo de energia, privacidade e controle de câmera
Primeira versão tem melhorias nos bastidores do sistema, em questões como consumo de energia, privacidade e controle de câmera
O Google disponibilizou a primeira versão do Android 15 para desenvolvedores nesta sexta-feira (16). O sistema operacional recebeu melhorias no gerenciamento do consumo de energia, na privacidade e em controles de câmera e gravação de tela.
Como o preview para desenvolvedores é altamente instável, ele é recomendado apenas para quem precisa adaptar seus aplicativos. No cronograma divulgado pelo Google, os primeiros betas públicos devem estar disponíveis em abril, e a estabilidade da plataforma só será atingida em junho.
A versão final do Android 15 deve ficar para depois de julho de 2024. Para efeito de comparação, o Android 14 foi lançado oficialmente em outubro de 2023.
Nesta primeira versão, ainda há poucas mudanças perceptíveis para usuários. A maioria delas está em como o sistema lida com processos, controle de hardware, APIs e outras coisas do tipo.
O Android 15 traz melhorias na comunicação entre hardware e software. O Dynamic Performance Framework recebeu atualizações para lidar melhor com demandas por GPU, CPU e sistemas térmicos feitas por apps pesados e games.
Além disso, o Android 15 traz novidades na API responsável pela integridade de arquivos, para proteger aplicativos de desenvolvedores. Ele também vem com a versão mais recente do Privacy Sandbox, projeto que visa proteger a privacidade dos usuários sem comprometer a possibilidade de segmentar anúncios.
A câmera também terá controles mais precisos de brilho e flash, dando mais possibilidades para criadores de conteúdo, além de trazer previews mais iluminados de fotos em condições de baixa luminosidade.
O Android 15 também levará a mais dispositivos a ferramenta para gravar ou compartilhar apenas uma parte da tela, como uma área ou janela. Este recurso já estava presente em alguns aparelhos com Android 14.
Com informações: Android Developers Blog, The Verge, XDA-Developers
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}