Google libera primeiro preview do Android 15 para desenvolvedores

Primeira versão tem melhorias nos bastidores do sistema, em questões como consumo de energia, privacidade e controle de câmera

Giovanni Santa Rosa
Por
Android
Versão estável do Android 15 deve chegar só no segundo semestre de 2024 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google disponibilizou a primeira versão do Android 15 para desenvolvedores nesta sexta-feira (16). O sistema operacional recebeu melhorias no gerenciamento do consumo de energia, na privacidade e em controles de câmera e gravação de tela.

Como o preview para desenvolvedores é altamente instável, ele é recomendado apenas para quem precisa adaptar seus aplicativos. No cronograma divulgado pelo Google, os primeiros betas públicos devem estar disponíveis em abril, e a estabilidade da plataforma só será atingida em junho.

A versão final do Android 15 deve ficar para depois de julho de 2024. Para efeito de comparação, o Android 14 foi lançado oficialmente em outubro de 2023.

Cronograma em formato de linha, com pontos representando meses e cores representando fases. As versões beta públicas começam entre março e abril, a estabilidade da plataforma começa em junho e a versão final vem depois de julho
Até a versão final, Google deve liberar versões beta públicas e atingir estabilidade da plataforma (Imagem: Divulgação/Google)

Quais são as novidades do Android 15?

Nesta primeira versão, ainda há poucas mudanças perceptíveis para usuários. A maioria delas está em como o sistema lida com processos, controle de hardware, APIs e outras coisas do tipo.

O Android 15 traz melhorias na comunicação entre hardware e software. O Dynamic Performance Framework recebeu atualizações para lidar melhor com demandas por GPU, CPU e sistemas térmicos feitas por apps pesados e games.

Além disso, o Android 15 traz novidades na API responsável pela integridade de arquivos, para proteger aplicativos de desenvolvedores. Ele também vem com a versão mais recente do Privacy Sandbox, projeto que visa proteger a privacidade dos usuários sem comprometer a possibilidade de segmentar anúncios.

A câmera também terá controles mais precisos de brilho e flash, dando mais possibilidades para criadores de conteúdo, além de trazer previews mais iluminados de fotos em condições de baixa luminosidade.

O Android 15 também levará a mais dispositivos a ferramenta para gravar ou compartilhar apenas uma parte da tela, como uma área ou janela. Este recurso já estava presente em alguns aparelhos com Android 14.

Com informações: Android Developers Blog, The Verge, XDA-Developers

Receba mais sobre Android 15 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados