Android 14 é lançado nesta quarta-feira e estreia nos dispositivos Pixel

Sistema operacional mobile do Google já pode ser baixado em smartphones e tablets da linha Pixel; celulares Pixel 8 saem com Android 14 de fábrica

Felipe Freitas
Por
Android 14 (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Android 14 estreará nos produtos do Google (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google lançou nesta quarta-feira, além dos celulares Pixel 8 e Pixel 8 Pro, o Android 14. A mais nova versão do seu sistema operacional será liberada primeiramente para os dispositivos Pixel — como já é tradição, o Google libera o Android mais recente para seus produtos. Outras fabricantes anunciarão suas interfaces baseadas no Android 14 no decorrer dos próximos dias e semanas.

Os smartphones Pixel 8 e Pixel 8 Pro, apresentados também nesta quarta-feira, serão os primeiros produtos a sair de fábrica com o Android 14. Eles já estão disponível para pré-venda no site do Google.

Lista de dispositivos Pixel que receberam o Android 14

Pixel 8 e Pixel 8 Pro serão os primeiros smartphones a saírem de fábrica com o Android 14 (Imagem: Reprodução/Google)
Pixel 8 e Pixel 8 Pro serão os primeiros smartphones a saírem de fábrica com o Android 14 (Imagem: Reprodução/Google)
  • Pixel Fold
  • Pixel 7 e 7 Pro
  • Pixel 7a
  • Pixel Tablet
  • Pixel 6 e 6 Pro
  • Pixel 6a
  • Pixel 5a 5G
  • Pixel 5
  • Pixel 4a 5G

Fabricantes parceiras lançarão suas interfaces nas próximas semanas

No evento, o Google informou que as fabricantes parceiras (por exemplo, Samsung, Motorola e Xiaomi) lançarão as suas interfaces nos próximos dias ou semanas. A empresa nunca confirmou ou deu declarações sobre isso, mas o desenvolvimento do Android 14 sofreu, pelo menos, dois atrasos.

A primeira a lançar a sua interface baseada no novo Android deve ser a OnePlus. O motivo para esse palpite é que a fabricante já havia comunicado o lançamento da OxygenOS 14 para o dia 25 de setembro. O anúncio veio antes do atraso do Android 14.

Logo, a OnePlus deve estar com tudo pronto para apresentar a sua interface.

A Samsung, fabricante com grande presença no mercado brasileiro de smartphones, ainda não apresentou seus planos. No entanto, alguns aparelhos já estão recebendo o beta da One UI 6. Em 2022, a Samsung lançou a One UI 5 em outubro para alguns países — o Brasil só recebeu a interface em novembro.

Receba mais sobre Google Pixel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados