Google atrasa Android 14 e pega até fabricantes de surpresa

Lançamento da versão estável do Android 14 estava previsto para o dia 5, mas Google informou fabricantes que entrega do produto será apenas em outubro

Felipe Freitas
Por
Android 14 (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Android 14 será apresentado no dia 4 de outubro, no mesmo dia que anúncio do Pixel 8 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O lançamento da versão estável do Android 14 foi atrasado em um mês. Previsto para chegar na última terça-feira (5), o sistema operacional do Google será apresentado no dia 4 de outubro — mesmo dia do lançamento do Google Pixel 8. A alteração da data foi uma surpresa até para as fabricantes, que aguardavam para ontem os códigos finais da versão 14 do Android..

A informação sobre o atraso no lançamento do Android 14 foi divulgada por Mishaal Rahman. O jornalista destaca que será a primeira vez em que o sistema será anunciado junto de um smartphone da linha Google Pixel. O celular da big tech é sempre o primeiro dispositivo a receber a versão mais recente do SO.

Já as fabricantes que desenvolvem a sua própria interface baseada no Android (como Samsung, Xiaomi, OnePlus e Motorola) ficam mais um tempo trabalhando nos seus sistemas. É por isso que elas esperam a versão estável do SO.

Apesar de Rahman afirmar que essas empresas foram pegas de surpresa com o atraso (aparentemente avisadas também ontem), o Google deu sinais de que o Android 14 estava com algum problema. No mês passado, a empresa tentou fingir que o beta tinha cinco versões com uma edição torta da imagem do cronograma.

Jornalista publicou no X/Twitter que Android 14 foi atrasado e parceiras do Google souberam do caso em cima da hora (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Jornalista publicou no X/Twitter que Android 14 foi atrasado e parceiras do Google souberam do caso em cima da hora (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A principal afetada pelo atraso no Android 14 deve ser a OnePlus. A fabricante chinesa já anunciou a OxygenOS 14 para o dia 25 de setembro. Porém, nada impede que a OnePlus lance a sua interface baseada em uma versão instável do Android.

Android 13 teve desenvolvimento mais tranquilo

Em 2022, o desenvolvimento do Android 13 cumpriu o cronograma. Na verdade, a atual geração do sistema operacional estava adiantada. O lançamento da 13ª versão do Android aconteceu no 15 de agosto de 2022 — um mês antes da tradicional data de entrega do SO.

No mais, será curioso assistir à apresentação do Pixel 8 no mesmo evento em que o Android 14 será oficialmente lançado. O anúncio será em 4 de outubro.

Relacionados