Google atrasa Android 14 e tenta fazer de conta que ninguém viu

Empresa atualizou arte do cronograma do Android 14 com “photoshop”; edição mal feita inclui 5ª etapa do Beta e publicação como se nada tivesse acontecido

Felipe Freitas
Por
Android 14 (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Android 14 irá atrasar e ganha quinta etapa do beta (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google liberou na última quinta-feira (10) a quinta etapa do beta do Android 14. Essa nova fase dos testes do sistema operacional mostra que há um atraso no desenvolvimento do sistema operacional. Contudo, no anúncio da 5ª etapa, a empresa fingiu que nada aconteceu e ainda editou porcamente a arte do cronograma de lançamento.

Quando anunciou o início dos testes do Android 14, lá em fevereiro, o Google publicou o cronograma com seis versões beta antes do lançamento. No total, eram duas etapas Prévia para Desenvolvedores (tradução livre de “Developers Preview”) e quatro de betas público, liberado para os donos de smartphones Pixels. Agora, surgiu uma quinta etapa pública — e o Google está fingindo que sempre foi assim.

Android 14 ganha quinta etapa com imagem mal editada

Tal qual aquelas clássicas notícias de influencers que exageraram no Photoshop e “dobram o espaço tempo” no fundo da foto, o Google publicou uma imagem do cronograma que deixa um erro perceptível de alinhamento na imagem. Com um pequeno zoom na imagem, ou olho treinado a caçar erros de edição, você percebe que há um corte na barra que mostra o início da etapa do mês de agosto.

Nova arte do cronograma do Android 14 cria etapa que nunca existiu e tem desalinhamento na barra (Imagem: Divulgação/Google)
Nova arte do cronograma do Android 14 cria etapa que nunca existiu e tem desalinhamento na barra (Imagem: Divulgação/Google)

Na publicação no blog oficial do Android 14, a coisa fica ainda mais “engraçada”. O primeiro parágrafo do texto ignora que houve um atraso e diz o seguinte nas primeiras linhas:

Com o lançamento oficial do Android 14 algumas semanas distante, hoje estamos trazendo para você o Beta 5, a última atualização no nosso programa Beta do Android 14.

Confira agora a imagem publicada em fevereiro.

Imagem publicada pelo Google em fevereiro não possui quinta etapa do Beta em agosto (Imagem: Divulgação/Google)
Imagem publicada pelo Google em fevereiro não possui quinta etapa do Beta em agosto (Imagem: Divulgação/Google)

Obviamente, não há nenhum problema com atrasar o lançamento — ainda mais com um sistema operacional que será a base da interface de milhares de smartphones no mundo. O problema é “meter o louco” no público e não ser transparente, mesmo que faça isso para evitar uma repercussão negativa com os investidores e parceiros.

No ano passado, o Android 13 teve um desenvolvimento que correu suave. Tanto que ele foi lançado antes do esperado. Esse atraso “não anunciado” pode ser um dos motivos pelo qual a Samsung voltou atrás na publicação do início do beta da One UI 6.

Na internet de hoje, nada é esquecido e nem passa batido — rima não intencional.

Com informações: GSMArena

Receba mais sobre Android 14 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados