Como instalar a Google Câmera em qualquer Android

Saiba como usar a Google Câmera em qualquer Android [com ou sem .apk] e tenha os ótimos recursos de software em fotos

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
Google Fotos Camera

Eu tive Nexus 6P que tinha embarcado, como todo Nexus, a Google Câmera. O aplicativo está disponível na Google Play Store, mas não para todos os dispositivos.

O que ele tem de especial? Com a Câmera do Google, você pode usar recursos de software como “Modo Retrato” e “Visão noturna”, ausentes em Android modestos.

Contudo, a versão mais recente da Google Câmera só funciona em smartphones Google Pixel (substitutos do Nexus) com Android 10 e alguns recursos não estão disponíveis em todos os dispositivos. Há versões mais antigas do app para Android 8 ou Android 9.

Fui atrás de como tentar instalar o aplicativo em outros dispositivos Android e, para minha surpresa, encontrei algumas opções, que compartilho aqui. Nenhuma delas, porém, é definitiva e você pode ter dificuldade com determinados aparelhos de celular.

Recursos da Google Câmera

  • HDR+ com “Controles de dupla exposição”: use o HDR+ para tirar fotos fantásticas, especialmente em locais com baixa luminosidade ou retroiluminados;
  • Visão noturna: os melhores detalhes e cores, que seriam perdidos no escuro, são destacados. Você pode até fazer um registro da Via Láctea (diz o Google);
  • Zoom de alta resolução: o recurso mantém as fotos nítidas, sem desfocar.
  • Melhor foto: escolha o momento perfeito. As melhores fotos, em que ninguém está piscando e tudo está no lugar, são recomendadas automaticamente;
  • Modo Retrato: adicione um fundo desfocado e elegante (efeito bokeh) às fotos por software. Com o Google Fotos, também é possível destacar o tema da foto, deixando-o colorido em um fundo preto e branco. Um adicional na edição;
  • Sugestões do Google Lens: basta apontar a câmera para códigos QR, cartões de visita, documentos impressos ou texto em outros idiomas para ler, digitalizar documentos e traduzir;
  • Outros recursos: estabilização de vídeo, smartburst (criador de GIFs), Photo sphere (fotos esféricas em 360 graus), câmera lenta (até 240fps em alguns dispositivos compatíveis), foco automático de rastreamento de movimento e Photobooth;
  • Playground: divirta-se e misture o mundo real e o virtual com efeitos e stickers RA.

Lembre-se, porém, que nem todos os recursos funcionam em todos os aparelhos Android e versões do Google Câmera. Cheque compatibilidade. Dito isso, vamos lá.

Como baixar a Câmera do Google [qualquer Android]

A maneira mais fácil de baixa e instalar a versão certa do .apk é usando um único aplicativo, chamado GCamator. O software não pede acesso a root e testa automaticamente qual versão é compatível com o seu smartphone e com o Android.

Ainda que o aplicativo não encontre uma versão compatível exatamente com o seu celular, você ainda pode baixar alguma das sugeridas, como foi o meu caso. Eu tenho Huawei P30 Pro (que não precisa de Google Câmera, ok) e não havia um .APK específico. Porém, baixei um para outro modelo da Xiaomi e a maioria dos recursos funcionou. 

GCamator

Esse aplicativo possui banco de dados remoto para quase 100 dispositivos compatíveis. E, mesmo após instalar o Google Camera, poderá continuar utilizando o aplicativo padrão do smartphone sem qualquer problema; o app do Google ganhará um ícone.

Como usar o GCamator

  1. Baixe o GCamator na Google Play Store;
  2. Abra o app, assista ou pule o tutorial em vídeo;
  3. Toque na segunda aba “Your GCam” e o aplicativo reconhecerá os dados do seu dispositivo e fornecerá uma versão compatível do Google Câmera para você;
  4. Se o aplicativo não conseguir encontrar a Câmera do Google para o seu celular, você poderá se inscrever para receber uma notificação” quando chegar; 
  5. Você pode tentar ir para a terceira guia “GCam Database” e baixar qualquer outra versão manualmente, indicada para outro aparelho ou outra fabricante de celular.

Nota: 📝

Talvez seja necessário autoriza o aplicativo a baixar o .apk correspondente no Android.

Algumas versões são identificadas como Camera PX (câmera do Pixel), só Câmera e etc. É possível instalar vários .apks diferentes e testar qual se adapta melhor.

O aplicativo tem anúncios e é preciso deixá-los rodar até o final ou pular para funcionar.

Google Camera .APK

Você também pode visitar repositórios como o APKMirror e buscar o .apk do Google Câmera mais atualizado (ou mesmo versões mais antigas). Você ainda pode acessar a página do XDA-Developers com lista de ports compatíveis com outras marcas de smartphones, organizados por modelo, e baixar um APK específico e já testado por eles.

Lembre-se sempre que, para instalar aplicativos de fontes de desconhecidas, como os .apks (embora esses arquivos sejam do próprio Google), é preciso ativar a opção que reduz esse bloqueio de segurança. Basta seguir até Configurações > Segurança. 

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Camera na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados