Ilustração mostra a logo do WhatsApp e a logo da Google Play Store desfocada ao fundo
Descubra como instalar o WhatsApp no Android sem usar a loja oficial do Google (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Baixar o WhatsApp sem usar a Google Play Store é uma forma de obter o aplicativo de mensagens em um dispositivo Android sem recorrer à loja de aplicativos oficial da Google.

Para instalar o app é necessário ativar a opção de instalação de aplicativos de fontes desconhecidas em seu telefone. Isso permite que você instale o WhatsApp por fora da loja oficial da Google. Na sequência, basta acessar o site oficial do mensageiro para baixar o app.

É importante lembrar que ao fazer o download de fontes externas, há um risco de instalar versões falsas ou modificadas do aplicativo. Algo que pode comprometer a segurança e privacidade dos usuários.

Portanto, é necessário ter cuidado ao realizar o procedimento, verificando a autenticidade da fonte de onde o app está sendo instalado. A seguir, veja como baixar o WhatsApp sem usar a Google Play Store e tire suas dúvidas sobre os riscos dessa prática:

1. Acesse as Configurações de apps do celular Android

Abra as “Configurações” do seu celular Android e toque na opção “Aplicativos” – ou “Aplicativos e notificações”, dependendo da versão do Android – para ver os recursos relacionados aos apps.

Capturas de tela do aplicativo de configurações do Android 14

2. Toque em “Acesso especial” para configurar a fonte de download

Toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, para abrir um menu. Selecione a opção “Acesso especial” para ver as configurações relacionadas aos apps do seu telefone.

Importante: em algumas versões do Android é necessário tocar na opção “Avançado”, no final da tela, para expandir a lista de configurações. Então, basta acessar a opção “Acesso especial ao aplicativo” para continuar.

Capturas de tela da área de configurações de Aplicativos do Android 14

3. Toque em “Instalar aplicativos desconhecidos” no Android

Role a tela até encontrar a opção “Instalar aplicativos desconhecidos” e, então, toque nela para avançar no processo.

Capturas de tela da área Acesso Especial do Android 14

4. Ative um navegador como fonte externa de download no Android

Busque um navegador, como o Google Chrome, na lista de aplicativos. Depois, toque em cima do nome do app para ativar a chave seletora. Agora, o navegador está autorizado a ser uma fonte externa de download e você pode usar ele para baixar o WhatsApp sem a Play Store.

Em algumas versões do Android, você deve tocar em cima do navegador e, na próxima tela, ativar a chave “Permitir desta fonte” para conseguir baixar conteúdos fora da loja do Google.

Capturas de tela da área Instalar apps desconhecidos do Android 14

5. Acesse o site oficial do WhatsApp pelo navegador autorizado

Abra o navegador autorizado para ser fonte externa para download e acesse o site whatsapp.com/android. A página oficial do aplicativo permite baixar o WhatsApp sem precisar da Play Store.

Captura de tela do navegador Google Chrome no site oficial do WhatsApp

6. Toque em “Instalador do pacote” para baixar o WhatsApp sem a Play Store

Toque na opção “Instalador do pacote” para baixar o arquivo de instalação do WhatsApp sem a necessidade da Google Play Store.

Em alguns casos, os navegadores podem exibir uma notificação de que o arquivo pode danificar o dispositivo. Como estamos baixando o instalador de uma fonte oficial, toque no botão “OK” para continuar.

Capturas de tela do navegador Google Chrome no site oficial do WhatsApp indicando como baixar o Instalador do Pacote

7. Toque em “Abrir” para iniciar a instalação do WhatsApp

Quando o download do instalador do WhatsApp for concluído, toque em “Abrir” na notificação no topo da tela. Por fim, toque em “Instalar” para iniciar a instalação do WhatsApp por fora da Play Store.

Capturas de tela do navegador Google Chrome no site oficial do WhatsApp indicando como abrir o Instalador do Pacote e instalar o app

É perigoso baixar o WhatsApp sem usar a Google Play Store?

Baixar o WhatsApp fora da Play Store ou de fontes não oficiais coloca em risco seus dados e a segurança do seu dispositivo. Você pode fazer download de versões falsas ou modificadas do aplicativo que contenha malwares, spywares ou outros elementos ocultos maliciosos.

Por exemplo, os apps modificados podem ser programados para monitorar suas atividades online e roubar seus dados pessoais. Com isso, não é possível garantir que mensagens, arquivos e outras informações trocadas pelo mensageiro estão completamente seguras.

A Google Play Store usa ferramentas de segurança para proteger os usuários de baixar apps irregulares. Além disso, baixar o WhatsApp de fontes não autorizadas é uma violação dos Termos de Serviço e pode levar ao banimento da sua conta.

Tem como usar o WhatsApp sem precisar baixar o app?

Não é possível usar o WhatsApp no celular sem instalar o aplicativo oficial do mensageiro. Você pode usar o WhatsApp Web através do navegador do seu computador, como uma alternativa no dia a dia.

Vale dizer que, para acessar o WhatsApp Web pela primeira vez, você precisa ter o app de mensagens instalado em um celular. Assim, realizar o processo para conectar a sua conta do mensageiro na versão web.

É possível baixar o WhatsApp no iPhone sem usar a App Store?

Diferente dos telefones Android, a App Store é a única opção para baixar o WhatsApp no iPhone. Por motivos de segurança, a Apple não permite instalar aplicativos de fora da loja oficial nos iPhones.

Posso excluir o aplicativo do WhatsApp no Android?

Sim. É possível excluir o aplicativo do WhatsApp do seu telefone Android. O procedimento deve ser realizado pelo app da Play Store, independentemente do download do app ter sido feito pela loja da Google ou pelo site oficial.

Você também pode escolher apagar a conta do WhatsApp, caso não queira mais usar o app de mensagens. Neste caso, todos os seus dados e as conversas serão apagadas ao excluir a conta do mensageiro.

Dá para reinstalar WhatsApp pela Google Play Store?

Sim. É possível instalar o WhatsApp novamente usando a Google Play Store após deletar o mensageiro do seu telefone.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.

Canal Exclusivo

Relacionados