Google Maps prepara recurso para mostrar onde ficam entradas dos prédios

Mapas de cidades nos Estados Unidos e na Alemanha já indicam por onde entrar em prédios como hotéis, supermercados e lojas

Giovanni Santa Rosa
Por
Google Maps
Google Maps vai facilitar na hora de encontrar por onde entrar em um prédio (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google está realizando testes para acrescentar entradas de prédios ao Maps. As portas apareceriam como ícones nos mapas ao tocar em um estabelecimento. Por enquanto, as informações foram vistas apenas em cidades selecionadas dos Estados Unidos e da Alemanha.

O recurso foi encontrado pelo Android Police na versão 11.17.0101 do app do Google Maps para Android instalado em um Pixel 7a. Ao selecionar um prédio no mapa, ele fica vermelho, para se diferenciar dos vizinhos. Então, aparecem círculos brancos e ícones verdes, indicando onde ficam as entradas.

Tela do Google Maps com prédio selecionado e ícones verdes indicando entradas
Em Berlim, na Alemanha, entradas de prédios já aparecem para alguns usuários (Imagem: Reprodução / Android Police)

Nos testes da publicação, as entradas apareceram em mapas de Nova York, Las Vegas e San Francisco (EUA), bem como Berlim (Alemanha). Elas são exibidas em diferentes tipos de estabelecimentos, como hotéis, clínicas médicas, supermercados, lojas e cafés, entre outros. No entanto, o recurso não funciona com todos os prédios. Isso sugere que o Google pode não ter concluído a coleta de informações necessárias.

Google Maps já indica entradas de metrô

A indicação de entradas já existe para outro tipo de local no Google Maps: estações de trem e metrô de mais de 80 cidades ao redor do mundo já contam com este tipo de informação em seus mapas. O recurso foi anunciado em novembro de 2023 e está disponível nos aplicativos para Android e iOS.

Mapa mostrando onde embarcar na estação Santa Cecília do metrô de São Paulo
Ícone verde indica onde fica a entrada da estação de metrô (Imagem: Reprodução / Tecnoblog)

Em São Paulo (SP), a ferramenta está disponível e lembra um pouco as imagens dos mapas com entradas de prédios que estão atualmente em fase de testes. Ao pedir um caminho de transporte público, o aplicativo mostra onde fica a entrada da estação de metrô. Na hora de desembarcar, ele mostra o que dizem as placas que indicam a melhor saída.

Google Maps mostrando o que dizem as placas na saída do metrô Paraíso, em São Paulo
Na saída do metrô, Google Maps indica qual placa seguir (Imagem: Reprodução / Tecnoblog)

Com informações: Android Police

Receba mais sobre Google Maps na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados