Google Play Store pode liberar download simultâneo de apps

Nova versão da Play Store traz escondido um recurso que permite baixar até cinco aplicativos de uma só vez, mas apps serão atualizados um a um

Felipe Freitas
Por
Logotipo do Google
Google está testando funcionalidade para baixar entre 2 a 5 apps de uma só vez na Play Store(Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Parece que finalmente a Google Play Store será capaz de baixar vários aplicativos ao mesmo tempo. O site TheSpAndroid descobriu que a última versão da loja de apps traz os códigos que permitem o download simultâneos de aplicativos. Essa funcionalidade está disponível na versão 40.0.13 da Play Store — e tem algumas limitações.

A primeira limitação encontrada na mineração do código é que, nativamente, apenas dois apps poderão ser baixados ao mesmo tempo. Porém, o autor da publicação aumentou a quantidade de downloads para cinco ao ativar algumas flags da Play Store.

A outra restrição da novidade é que ela não é válida para atualizações de aplicativos —pelo menos é o que está na versão 40.0.13 da Play Store. O leaker notou que os updates seguem sendo baixados e instalados um a um. Na humilde opinião deste que vos escreve, atualizações simultâneas seriam mais práticas e úteis que os downloads. Afinal, é mais comum você abrir a loja para abrir um único app e ver mais de um na lista de aplicativos que devem ser atualizados.

(Imagem: Reprodução/TheSpAndroid)
Play Store está com recurso escondido que (Imagem: Reprodução/TheSpAndroid)

Aproveitando o assunto de instalação, o download simultâneo dos apps não significa que você poderá instalar vários apps de uma só vez. O usuário conseguirá baixar dois ou até cinco aplicativos, mas para instalá-los, será necessário aguardar o sistema operacional instalar um por um.

Como se trata de um recurso ainda em teste, existe a possibilidade do Google não lançá-lo. Contudo, o surgimento da funcionalidade na Play Store 40.0.13 indica que a empresa está de olho na rival. Além do mais, o Google testou esse recurso por um tempo em 2019.

App Store permite downloads simultâneos

iOS já permite download e instalação de dois aplicativos ao mesmo tempo (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
iOS já permite download e instalação de dois aplicativos ao mesmo tempo (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A App Store, loja de aplicativos da Apple rival da Play Store, já permite que até dois aplicativos sejam baixados ao mesmo tempo. A loja da Apple tem um diferencial em relação à Play Store, que é realizar a instalação enquanto o download ocorre. Por isso, podemos dizer que a App Store já permite a instalação simultânea.

Com informações: TheSpAndroid e Android Authority

Receba mais sobre Google Play na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados