Como ver imagens antigas no Google Maps
Saiba como ver imagens antigas no Google Maps; esse procedimento pode ser feito utilizando um recurso presente no Street View
O Street View é um dos recursos mais utilizados do Google Maps. Afinal, ele permite ter uma perspectiva urbana de diversos lugares sem precisar sair de casa. Mas com o passar do tempo, é comum que muitas ruas das cidades mapeadas mudem de aparência, sendo necessário fazer uma renovação das imagens.
Curiosamente, mesmo após a atualização, o Google mantém as fotos antigas desses locais no sistema — e elas podem ser acessadas por qualquer usuário do serviço. Abaixo, vou te mostrar como “voltar ao passado” utilizando um recurso bem interessante do Google Maps.
Como ver imagens antigas no Google Maps
Antes de mais nada, devo ressaltar um ponto importante: esse recurso está disponível apenas em locais do Street View que tenham imagens antigas para serem exibidas. Ou seja, ele só aparecerá em ruas que o Google mapeou, no mínimo, duas vezes.
Também vale mencionar que só é possível ver imagens antigas na versão web do Google Maps, já que, até o momento, esse recurso não pode ser encontrado no aplicativo para Android e iPhone (iOS).
Dito isso, siga as instruções abaixo para saber como visualizar imagens antigas no Google Maps:
- Abra o navegador do PC e acesse google.com.br/maps;
- Clique na barra de pesquisa no canto superior esquerdo;
- Digite o nome do local desejado;
- Arraste o “bonequinho” posicionado no canto inferior direito e solte-o em cima do endereço;
- Assim que o Street View for acionado, clique no ícone de relógio no canto superior esquerdo;
- Deslize a barra para visualizar imagens antigas do local. Caso queira expandir a foto para explorá-la no período fotografado, clique no ícone de lupa ao lado.
Um fato curioso: em ruas mapeadas há muito tempo (achei uma em Nova Jersey com o primeiro registro de 2007), a qualidade da imagem é consideravelmente baixa devido a limitação da tecnologia das câmeras daquela época. Portanto, pode existir momentos em que não seja possível visualizar detalhes específicos, mas isso não deve atrapalhar a experiência geral do recurso.
Pronto, agora você já sabe como ver imagens antigas no Google Maps.