Como encontrar vagas de estacionamento com Google Maps

Está difícil estacionar o carro? Faça o Google Maps trabalhar a seu favor, encontrando vagas de estacionamento perto de você

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Fill / estacionamento / Pixabay

Recurso que permite que o aplicativo do Google Maps encontre vagas de estacionamento está finalmente chegando a mais usuários, inclusive no Brasil. Com ele, é possível usar seu iPhone (iOS) ou celular Android para, além de indicar a melhor rota, localizar vagas de estacionamento (nem sempre vazias) perto do seu destino.

Neste artigo, você vai aprender a fazer o Google Maps indicar vagas de estacionamento próximas ao lugar que se pretende ir, evitando problemas e economizando tempo.

Como achar vagas de estacionamento com o Google Maps

Android / Google Maps / estacionamento
  1. Abra o app do Google Maps em seu dispositivo móvel (iOS ou Android);
  2. Entre com os dados de local de destino, e clique em Rotas;
  3. O celular irá utilizar o local onde você está como local de origem por padrão, graças ao GPS; caso o ponto de partida seja outro, digite o endereço;
  4. Nas opções de deslocamento, escolha o botão do carro;
  5. Clique no campo Etapas/Visualizar;
  6. O Google Maps fornecerá informações sobre o trajeto, incluindo vagas próximas ao destino e a dificuldade em estacionar. Toque em Buscar Estacionamento;
Android / Google Maps / estacionamento
  1. O app irá listar todos os estacionamentos próximos ao local de destino, informando inclusive quanto tempo leva para cobrir o resto da distância a pé para cada um. Escolha em um deles;
  2. Você terá acesso a detalhes sobre o estacionamento, como endereço, fotos e nota dada pelos usuários. Você pode usar o botão Voltar a qualquer momento, para selecionar outro estacionamento e fazer comparações entre eles;
  3. Após decidir por um estacionamento, clique no botão E+ Adicionar;
  4. O Google Maps incluirá o estacionamento na rota, como ponto entre a origem e o destino. Clique em Iniciar.
Android / Google Maps / estacionamento

E pronto.

Feito isso, o Google Maps entrará no modo de navegação em tempo real, indicando a rota a ser percorrida entre a origem e o destino, com o estacionamento já incluso.

Google Maps não informa sobre vagas disponíveis

É preciso ficar atento a alguns detalhes: o Google Maps não sabe dizer se há vagas disponíveis. O que ele faz é listar estabelecimentos que atuam como estacionamentos. Uma vez chegando lá, é possível que todas as vagas já estejam ocupadas. É importante prestar atenção no índice de dificuldade para encontrar uma vaga próxima ao local de destino, este baseado em aprendizagem de máquina e no histórico de tráfego.

Se isso acontecer (as vagas estiverem todas ocupadas), é preciso repetir o processo, escolhendo outro estacionamento no aplicativo. No entanto, o Google vem testando um novo recurso em que o app indica lugares para estacionar ao passar perto deles.

O recurso está sendo liberado aos poucos para os usuários apenas das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Pode levar algum tempo para todos os usuários de ambas localidades terem acesso, e um pouco mais para os demais motoristas do Brasil. O Google não informa datas, mas com o tempo, disponibiliza seus serviços para todos.

Sendo assim, se você quer usar o Google Maps para checar se as vagas de estacionamento estão realmente disponíveis vai precisar aguardar mais um pouco.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Maps na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados