Google remove suporte ao Android 4.0 Ice Cream Sandwich no Play Services
Desenvolvedores terão que criar APK alternativo para atualizar apps no Android 4.0 Ice Cream Sandwich pela Google Play Store
Desenvolvedores terão que criar APK alternativo para atualizar apps no Android 4.0 Ice Cream Sandwich pela Google Play Store
O Google Play Services está suspendendo o suporte para o Android 4.0 Ice Cream Sandwich. Isso cria algumas dificuldades para atualizar apps em celulares mais antigos: o desenvolvedor terá que criar um APK alternativo caso queira distribuir updates para essa versão. 0,3% dos acessos à Play Store vêm do ICS, correspondendo a cerca de 6 milhões de dispositivos.
O Android Developers Blog explica que os desenvolvedores terão duas opções. A primeira, e mais recomendada pelo Google, é atualizar seu aplicativo apenas no Android 4.1 e superior.
Isso significa que usuários no Ice Cream Sandwich não verão futuros updates nem poderão baixá-los. No entanto, eles ainda terão acesso à última versão compatível do app na Play Store.
A segunda opção é fazer duas versões do aplicativo: o APK principal será oferecido para dispositivos com Android 4.1 ou superior; enquanto o APK alternativo será exibido para o Ice Cream Sandwich e inferior. Isso pode ser necessário caso o app ainda tenha um número significativo de usuários em dispositivos mais antigos.
Em termos mais técnicos, o desenvolvedor terá a opção de aumentar o nível mínimo de API suportado para 16 (Android 4.1), ou fazer uma versão alternativa do app para API 15 (Ice Cream Sandwich) e inferiores.
Segundo os dados mais recentes do Google, 0,3% dos acessos à Play Store vêm do Ice Cream Sandwich. (É mais que o Android 9 Pie!) O Android tem mais de 2 bilhões de dispositivos ativos por mês. Isso significa que a mudança afeta pelo menos 6 milhões de celulares e tablets.
No entanto, o Ice Cream Sandwich já é bem antigo. Ele foi anunciado oficialmente em 2011, e lançado primeiro no Samsung Galaxy Nexus. Seu visual ficou mais moderno graças ao diretor de experiência do usuário Matias Duarte, e o sistema trocou o botão Menu pelo botão multitarefa para alternar facilmente entre apps. (Antes, você tinha que segurar o botão Home para ver os apps recém-utilizados.)
O Google Play Services removeu suporte ao Android 2.3 Gingerbread no início de 2017.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}