Google encerra suporte do Play Services ao Android 4.4 KitKat

Próxima versão do software, que funciona como infraestrutura do Android, não terá mais compatibilidade com APIs usadas no 4.4 KitKat

Giovanni Santa Rosa
Por
Google Play Protect deixa o Android mais seguro ao barras apps nocivos (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Android (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Google anunciou que vai encerrar o suporte do Google Play Services ao Android 4.4 KitKat, lançado há quase dez anos. Com isso, o sistema operacional deixará de ser compatível com futuras atualizações do software, que conecta os serviços da empresa e os aplicativos baixados na loja oficial.

O Android 4.4 KitKat foi lançado em outubro de 2013. Segundo o Google, menos de 1% dos dispositivos usados atualmente estão com esta versão do Android instalada.

Ela deixou de ser atualizado faz tempo: o Google liberou seu último update em julho de 2014, meses antes de o Android 5.0 Lollipop chegar.

Mesmo as atualizações de segurança pararam de ser distribuídas para essa versão há muitos anos: a última que se tem notícia é de 2017.

O fim do suporte do Google Play Services ao Android 4.4 KitKat pode ser considerado o último prego no caixão dessa versão do sistema operacional. O Play Services é um software que funciona como infraestrutura para serviços do Google e do aparelho.

Graças a ele, os apps baixados da Play Store conseguem usar APIs para agilizar tarefas, como notificações push, acesso à localização do dispositivo, gerenciamento de processos em segundo plano, sincronização de contatos e muito mais.

Sem esse suporte, a tendência é que o Android 4.4 KitKat perca também a compatibilidade com os aplicativos que ainda oferecem suporte a ele.

Último fim de suporte foi em 2021

Em um comunicado publicado em seu blog para desenvolvedores, o Google diz que os níveis 19 e 20 da API do Google Play Services serão descontinuados em agosto de 2023.

A versão 19 é a do Android 4.4 KitKat, e a versão 20, dos primeiros wearables compatíveis com o sistema do Google.

A última medida do tipo tinha sido tomada há dois anos, em julho de 2021, quando o Google encerrou o suporte das versões Jelly Bean 4.1, 4.2 e 4.3 do Android. Elas usavam os níveis 16, 17 e 18 das APIs do Google Play Services.

Com informações: XDA-Developers, 9to5Google, Android Developers Blog

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados