Para que serve o Google Play Services no celular?

Entenda para que serve o Google Play Services em celulares Android e como ele pode ser útil no gerenciamento de tarefas do sistema

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano
Google Play Services (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Google Play Services (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O Google Play Services é uma parte importante do Android. Ele foi desenvolvido para conectar aplicativos aos serviços do Google, gerenciando notificações push e localização, por exemplo. Mas, afinal, para que serve o Google Play Services? Abaixo, vou te explicar mais detalhes sobre esse software.

O Google Play Services é um software que conecta aplicativos aos serviços do Google. Ele vem instalado em todos os celulares Android e está sempre rodando em segundo plano para gerenciar tarefas importantes do sistema operacional, como recebimento de notificações push, acesso à localização do dispositivo, sincronização de contatos, preenchimento automático de senhas e muito mais.

Em outras palavras, esse serviço permite que os aplicativos baixados na Play Store se conectem às APIs do Google para agilizar tarefas. O Services também consegue ocultar informações confidenciais dos aplicativos e gerenciar processos em segundo plano para diminuir o consumo de energia. Ou seja, ele tem um papel importante no funcionamento do Android.

Como desativar o Google Play Services

Tempo necessário: 1 minuto

Em versões antigas do Android, é comum que o Google Play Services apresente erros constantes por está defasado. Felizmente, é possível desativá-lo e continuar usando o celular, mas isso pode prejudicar determinadas funções do dispositivo.

Vale ressaltar que não são todos os aparelhos que permitem “desligar” o serviço. Algumas fabricantes bloqueiam a opção e entregam apenas a possibilidade de desinstalar atualizações recentes.

Observação: o passo a passo abaixo foi realizado em um celular da Xiaomi com MIUI 12. As instruções apresentadas podem ser um pouco diferentes dependendo da interface do seu smartphone.

  1. Acesse a área dos aplicativos:

    Com o menu de configurações aberto, desça a página e toque em “Apps”;

  2. Entre no gerenciador:

    Toque na opção “Gerenciar apps”;

  3. Procure o Google Play Services:

    Toque na barra de busca, digite “Services” e depois toque no ícone correspondente;

  4. Desative o serviço:

    No menu inferior, toque em “Forçar parada” e depois em “Desinstalar atualizações” para que o app volte aos padrões de fábrica — alguns modelos devem exibir o botão “Desativar”.

E você, já sabia da importância do Google Play Services em celulares Android? Conta para a gente nos comentários.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Play Services na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Canal Exclusivo

Relacionados