Todos os easter eggs do Android
De imagens polêmicas a minijogos populares na internet, veja quais são os easter eggs de todas as versões do Android até hoje
De imagens polêmicas a minijogos populares na internet, veja quais são os easter eggs de todas as versões do Android até hoje
O Google é uma empresa que adora esconder easter eggs em seus aplicativos e sites. Com o Android não foi diferente. Desde as primeiras versões houve conteúdo relacionado às versões do sistema operacional móvel escondidos no sistema. Alguns são imagens simples, enquanto outros são jogos para passar o tempo. Confira a lista definitiva de easter eggs do Android.
O caminho é padrão em todas as versões do Android, tanto que após algum tempo já não era segredo que alguma coisa estava escondida ali. Para ver o easter egg da sua versão:
Os menus podem variar entre uma fabricante e outra, mas o caminho segue a mesma lógica.
Essa versão do Android foi a que chegou aos primeiros smartphones com Android. Também foi o primeiro easter egg escondido no sistema.
Muitas polêmicas foram levantadas sobre a imagem do pão de mel zumbi, ao lado do robozinho do Android e várias outras criaturas penduradas no celular. Mas, na verdade, não passou de uma brincadeira dos desenvolvedores.
Depois do pão de mel veio o favo de mel. Essa segunda versão que chegou aos aparelhos do mercado tinha um visual mais futurístico, inspirado no filme Tron: o Legado, com tonalidades escuras e linhas azuis.
O easter egg do Honeycomb não traz nada demais: uma abelha com formato do robô do Android. Ao pressioná-la, um “REZZZZZ” aparece na tela.
O sanduíche de sorvete fez referência ao meme do Nyan Cat — o meme do gato que voa deixando um rastro de arco-íris. Ao acessar o easter egg tocando várias vezes na versão do Android, o robô verde aparecia com um corpo feito de sorvete e biscoitos — um sanduíche de sorvete.
Segurar o toque na imagem faz a imagem virar uma animação com vários android-ice-cream-sandwich voando ao estilo Nyan Cat.
É inegável que o Android permaneceu por vários anos na versão 4 do Android. Foram mudanças essenciais, porém não marcantes. Na versão Jelly Bean, uma grande jujuba aparece na tela ao acessar o easter egg. Segurar o toque na jujuba faz o doce se transformar em dezenas na tela, que podem ser arrastadas de um lado ao outro. E é só isso.
O easter egg do Android KitKat, a primeira versão a receber o nome de uma marca ao invés de sobremesa, foi dividido em três estágios ao acessar a função:
Lembram do Flappy Bird? O Android Lollipop trouxe uma alusão ao jogo no easter egg da versão. No mesmo molde do Kit Kat, era necessário passar por várias camadas até chegar ao game escondido no Android.
Na versão Marshmallow não mudou quase nada, até o jogo dentro do easter egg foi o mesmo, com algumas substituições: palitos de marshmallow ao invés de pirulitos. Algumas pessoas acharam que o game foi facilitado.
Continuando a trazer jogos no easter egg do Android, a versão Nougat lembrou de um clássico japonês chamado Neko Atsume, no qual o objetivo principal era encontrar gatos.
Com algum tempo, uma notificação aparece informando que um gato chegou. O jogo consiste em coletar vários gatos. Clicando na notificação é possível ver todos os gatos coletados e ainda dar nome ou compartilhar os felinos nas redes sociais.
Outra parceria do Google com um produto açucarado. No Android Oreo, não houve um jogo escondido para frustrar expectativa dos entusiastas. Em vez disso, ao segurar o toque no grande “O” que aparece na tela, após pressionar repetidamente no círculo do Android, um polvo surge na tela.
Como as jujubas da versão Jelly Bean, o polvo pode ser arrastado de um lado para o outro. Não há nada além disso. Se há, ainda não descobriram.
O Android Pie trouxe uma grande mudança no sistema operacional. Mas, não há nada novo relacionado ao easter egg. Ao pressionar várias vezes para acionar o segredo, um grande “P” é exibido, cercado de cores vibrantes.
Segurando o toque no P, alguns modelos de celular trazem um uma prancheta, ao estilo Paint, para desenhar na tela. Não há muitas ferramentas para brincar, mas dá para desenhar uma torta em homenagem à versão do Android.
Outro mini-game voltou na versão 10 do Android, que não recebeu um nome de um doce, mas, seguindo as letras do alfabeto, deveria ser algo com a letra “Q”.
O próximo easter egg se trata disso, aliás. Quando o usuário acessa a função, o texto “Android 10” aparece na tela. É possível movê-lo para qualquer lado, mas o truque consiste em rotacionar o “1” (dando dois toques e segurando no segundo) até que ele esteja posicionado de forma correta com o “0”, para formar o “Q”.
É possível saber quando a combinação foi exata porque o fundo ficará animado. Nesse momento, basta pressionar várias vezes na tela para abrir o mini-game.
O jogo aberto é um nonograma, envolve lógica para pintar os quadrados conforme as instruções das bordas.
A versão 11 do Android também trouxe easter egg na atualização. Ao acessar o menu de configurações, o usuário é direcionado a uma tela muito semelhante a um relógio que exibe o número 11 ao mexer no “ponteiro”.
Além disso, essa versão do Android também traz um “gato digital”. É possível alimentá-lo, colocar água para o pet e até compartilhar com os amigos. Veja detalhes abaixo.
Assim como na versão anterior, o Android 12 também traz um relógio como easter egg. Acessando o menu e juntando os ponteiros em meio-dia, o logo da nova versão do sistema operacional é exibido na tela, seguido de detalhes circulares ao redor do relógio. Contudo, esses detalhes variam de acordo com o tema principal do smartphone.
A criatividade para easter eggs parece ter passado longe dos escritórios da Google, já que, no Android 13, também é um relógio. Unindo os ponteiros em 13h, o ícone do sistema é exibido na tela, tendo como principal diferença a possibilidade de personalização do fundo. Ao pressionar a tela, uma variedade de imagens são exibidas ao redor do número 13.
Com informações: Android Authority, AndroidGuys.