Threads, o Twitter do Zuckerberg, será lançado nesta semana

Desenvolvedor encontrou página do aplicativo Threads na Play Store; descoberta sinaliza que nova rede social da Meta está próxima de ser apresentada

Felipe Freitas
Por
Expectativa é de que Zuckerberg anuncie Threads nos próximos dias (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Threads, nova rede social da Meta que competirá com o Twitter, deve ser lançado nesta quinta-feira (6). Após o leaker Alessandro Paluzzi divulgar a página do Threads na Play Store, foi a vez da App Store receber o aplicativo. A Meta também criou um easter egg para a rede social: ao digitar Threads na busca do Instagram no iOS, você verá um cartão mostrando que o app será lançado no dia 6 de julho, às 11h no horário de Brasília.

Paluzzi, o primeiro a mostrar o app em uma loja, é uma fonte respeitada pelo seu histórico de acertos. O leaker se destaca por usar seus conhecimentos em programação para investigar os códigos escondidos em apps.

No ano passado, o italiano revelou que o Instagram estava desenvolvendo a ferramenta nativa de agendamento de publicações e que a Meta trabalhava no IG Candid, um rival do BeReal para a sua rede social de fotos. Agora, ele acerta mais uma.

Easter egg do Threads é mostrado quando você busca por "threads" (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)
Easter egg do Threads aparece quando você busca por “threads” (Imagem: Giovanni Santa Rosa/Tecnoblog)

Já a divulgação do Threads na App Store foi realizada pelo The Verge. Aqui no Tecnoblog nós conseguimos recriar o easter egg da nova rede social no Instagram. Até o momento, parece que a “brincadeira” só está disponível no iOS.

Threads pode chegará no melhor momento possível

Com a recente limitação de visualização de tweets, o lançamento do Threads nesta semana será o melhor momento para sua chegada. A nova rede social da Meta pode pegar o público no “auge da decepção” com essa infeliz novidade do Twitter.

Mesmo que Musk tenha anunciado que a limitação é momentânea, não foi informado quando isso acabará. Nesse meio tempo, o Threads deve aproveitar a expectativa da sua estreia e sua visualização “sem limites” para pegar o público do Twitter.

Como você pode ver pelo tweet acima e pela imagem de abertura da matéria, as contas usadas para exemplificar o uso do Threads são as mesmas. Por exemplo, temos os usuários jiho100x e gwangurl77.

Algo que facilitará a entrada de novas contas na plataforma é que ele é baseada no Instagram. Assim, bastará usar a conta da plataforma de fotos e vídeos para acessar a nova rede social da Meta — e suas configurações serão migradas.

Essa integração — que é opcional — faz com que o usuário já comece o uso do Threads seguindo (e sendo seguindo) as contas que já acompanha no Instagram. De acordo com a imagem da apresentação da rede social, será possível que os usuários interajam com membros de outras plataformas, como Mastodon.

Apresentação do "Twitter" da Meta para criadores de conteúdo (Imagem: Reprodução/Lia Haberman)
Threads é a resposta da Meta para os usuários decepcionados do Twitter (Imagem: Reprodução/Lia Haberman)

APK do Threads foi divulgado pelo leaker

Além das imagens do Threads na Play Store, Alessandro Paluzzi divulgou um link para baixar a APK da Threads. Nas respostas, ninguém consegui criar a conta. Algo esperado, já que a rede social ainda nem foi lançado e, provavelmente, seus sistemas ainda estão restritos para o uso da Meta.

Quando ainda tinha o nome de “Project 92” e “Barcelona”, o Threads foi apresentado para um grupo de criadores de conteúdo. Os slides da apresentação foram revelados pela jornalista Lia Haberman. Os botões de interação são iguais aos do Instagram. Todavia, o layout do feed é extremamente parecido com o Twitter.

Essa nova rede social da Meta é ventilado como o motivo pelo qual Elon Musk “brincou” de desafiar Mark Zuckerberg para uma luta. Zuckerberg aceitou o que parecia uma jogada de marketing do rival. Agora, há até envolvimento de Dana White, CEO do UFC, para que a luta saia do papel.

Com informações: TechRadar e TheVerge

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados