Threads, o Twitter da Meta, apareceu na web antes da hora

Versão web da nova rede social ficou disponível por algumas horas; Threads tem funcionamento idêntico ao Twitter e visual de Instagram

Giovanni Santa Rosa
Por
Ícone do Threads na App Store do iPhone (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Ícone do Threads na App Store do iPhone (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

A Meta vai lançar um clone do Twitter chamado Threads. A chegada do aplicativo está programada para quinta-feira (6), mas já dá para ter uma ideia de como o site vai funcionar. Algumas contas estão ativas, e uma versão da rede para navegadores ficou disponível por algumas horas nesta quarta-feira (5).

Entre as páginas que ficaram disponíveis, estavam a de Mark Zuckerberg (CEO da Meta), Adam Mosseri (CEO do Instagram) e a Netflix. A lista também tem artistas, influenciadores, celebridades da internet e, claro, desenvolvedores da própria Meta.

Entre as personalidades brasileiras, estão a apresentadora de TV Maisa, a cantora e ex-BBB Juliette e o comediante Thiago Ventura. O Gshow, portal de entretenimento do Grupo Globo, também tem uma página na rede, assim como o canal fechado Multishow.

Respostas à primeira thread de Zuckerberg
Respostas à primeira thread de Zuckerberg (Imagem: Reprodução/Threads)

De certa forma, isso era esperado. Em um evento para funcionários realizado no começo de junho, Chris Cox, diretor-chefe de produto da Meta, disse que a empresa vinha conversando com pessoas famosas para que elas usassem o Threads.

Alguns números dão uma ideia do tamanho da rede nesta fase de acesso antecipado. A conta mais seguida, obviamente, é a de Zuckerberg. Ele tem 1,8 mil seguidores — a plataforma não mostra o número exato, só arredondado. Seu único post até o momento tem mais de 300 respostas e mais de 1,1 mil curtidas.

Um Twitter com gostinho de Instagram

O funcionamento do Threads parece mesmo ser idêntico ao do Twitter. As publicações (chamadas threads) podem ter só texto e também fotos e vídeos.

Abaixo de cada post ou resposta, há quatro botões: responder, curtir, repostar e compartilhar. O design usado é o mesmo do Instagram. Ao clicar em qualquer um destes, aparece um QR Code para baixar o app, que só estará disponível na quinta (6).

Nas páginas de perfil, há duas colunas: threads (com todos os posts) e respostas. O Twitter também faz essa divisão.

Página de perfil no Threads
Página de perfil no Threads (Imagem: Reprodução/Threads)

Uma coisa que chama a atenção é que parece haver algum ranqueamento por algoritmo nas respostas de um post. Na thread de Zuckerberg, os comentários de outros usuários não aparecem em ordem cronológica.

O Threads já parece mais pronto que o Bluesky. O Bluesky é uma rede social desenvolvida por Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter. A plataforma ainda está em fase beta, e é preciso um convite para se cadastrar.

No Threads, já será possível escolher quem pode responder um post seu logo no lançamento. No Bluesky, esta opção não existe.

Com informações: The Verge

Atualizado às 11h39 após a Meta cortar o acesso às páginas.

Receba mais sobre Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados