Instagram começa a sugerir posts do Threads em seu feed

Após sucesso no lançamento, Threads teve queda enorme no número de usuários, e Meta tenta reverter situação com ajuda do Instagram

Giovanni Santa Rosa
Por
Ícone do Threads na App Store do iPhone (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Ícone do Threads na App Store do iPhone (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

O Instagram está sugerindo publicações de texto da sua rede irmã, o Threads. Os posts aparecem em formato de carrossel quando o usuário está rolando o feed de fotos e vídeos. A seção tem o título “Para você no Threads” e reúne publicações recomendadas de acordo com o perfil do usuário. Ao tocar em uma delas, o app do Threads abre o post.

A mudança foi notada por usuários de todo o mundo. Ao TechCrunch, a Meta, empresa por trás do Instagram e do Threads, confirmou o teste.

“Nós acrescentamos alguns novos recursos no aplicativo desde o lançamento, e agora estamos deixando mais fácil para as pessoas verem conteúdos recentes do Threads diretamente no Instagram”, disse um porta-voz da companhia.

Empurrãozinho no Threads

Ok, o discurso oficial é ajudar o usuário a encontrar coisas legais no Threads. Porém, há outro motivo para levar conteúdo da rede de texto para o Instagram: conseguir que novos usuários entrem na rede de texto.

O Threads foi lançado no começo de julho de 2023 e chegou quebrando recordes. Em apenas cinco dias, foram mais de 100 milhões de downloads, marca mais rápida da história. Para comparação, o ChatGPT demorou dois meses para chegar a esta quantidade.

As semanas seguintes, porém, não foram tão boas assim. Em apenas 14 dias após a liberação, o número de usuários ativos do Threads tinha despencado 70%, com 13 milhões de pessoas. O X (antigo Twitter) tem cerca de 200 milhões.

Além disso, os usuários ficavam, em média, quatro minutos por dia no app; na época do lançamento, este número era de 19 minutos. No X, os usuários passam por volta de 30 minutos por dia.

Meta aposta em recursos para segurar usuários

O Threads foi liberado ainda meio cru, sem vários recursos do X e de outras redes sociais consagradas. Aos poucos, a Meta está colocando o que falta.

Na quinta-feira passada (24), a rede social ganhou uma versão web. Antes, não era possível interagir com publicações, apenas visualizá-las.

A novidade, porém, parece não ter surtido efeito. O tráfego no site do Threads teve um aumento de apenas 3%.

A Meta prepara mais recursos. O próximo deve ser a busca por posts. A ferramenta está sendo testada inicialmente na Austrália e na Nova Zelândia e deve ir, em seguida, para outros países de língua inglesa.

Com informações: TechCrunch

Receba mais sobre Threads na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados