Threads agora deixa apagar seu perfil sem deletar junto o do Instagram

Em breve, os usuários poderão usar cada plataforma de modo independente. Saiba como funciona a nova funcionalidade da rede social

Lupa Charleaux
Por
Prints de aplicativo em que é possível ver postagens das pessoas e as reações dos leitores
Novo recurso é um antigo pedido dos usuários do Threads (Imagem: Divulgação/Meta e Vitor Pádua/Tecnoblog)

Na estreia do Threads em julho deste ano, todos os usuários precisavam ter uma conta no Instagram para acessar a nova rede social da Meta. A exigência foi alvo de críticas, pois não era possível apagar o perfil de forma independente. Então, atendendo a pedidos, a plataforma permitirá excluir o perfil separadamente da outra rede.

A novidade foi anunciada por Adam Mosseri, CEO do Instagram, em uma publicação na rede social na última segunda-feira (13). Conforme o executivo, o recurso será disponibilizado gradualmente para os usuários nos próximos dias.

Tela da opção "Desativar ou Deletar Perfil" no Threads
Threads ganha nova opção de Excluir ou Desativar Perfil (Imagem: Divulgação/Meta)

Como excluir a conta do Threads separadamente do Instagram

De acordo com a publicação de Mosseri, o usuário deverá seguir os seguintes passos para excluir o perfil do Threads de forma individual:

  1. Abra o app do Threads no celular;
  2. Toque no ícone para exibir o perfil (no canto inferior direito);
  3. Toque nas duas linhas para abrir o menu “Configurações” (no canto superior direito);
  4. Acesse a opção “Conta”;
  5. Toque na nova opção “Deletar ou Desativar Perfil”;
  6. Caso deseje excluir a conta separadamente do Instagram, basta tocar na opção “Deletar Perfil” (em letras em vermelho na parte inferior).

Como dito, o novo recurso é um antigo pedido de usuários que não pretendiam usar o Threads. Anteriormente, as pessoas só tinham a opção de desativar o perfil na nova plataforma ou excluir a conta vinculada ao Instagram.

Um aviso importante: excluir o perfil do Threads não afetará a conta do Instagram. Contudo, caso a pessoa deseje excluir o Instagram, ela perderá o acesso ao Threads porque o perfil da nova rede é gerenciado por uma conta da antiga plataforma.

Reforçando: a funcionalidade será lançada de forma gradual para os usuários do Threads. Dessa forma, ela deve ficar disponível para o público ao longo dos próximos dias. A dica é sempre manter o app atualizado para receber essa e outras novidades.

Ícone do Threads na App Store do iPhone (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)
Novos recursos do Threads costumam ser pedidos da comunidade da rede social (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Outras mudanças na rede social

Aos poucos, o Threads vem atualizando o app com diversas funcionalidades. Grande parte dos recursos são sugestões dos usuários da própria rede social que migraram do X (antigo Twitter).

Por exemplo, a plataforma possui um botão para editar publicações de forma gratuita para todos os usuários. Além disso, rumores indicam que a rede social deve ganhar um Trending Topics, hashtags e sistema de mensagens diretas (as populares DMs).

Nesta semana, o Threads já havia lançado a opção para a pessoa bloquear a exibição dos próprios posts em carrosséis de sugestões no Facebook e Instagram. Conforme Mosseri, os recursos são introduzidos conforme o feedback do público.

Com informações: The Verge e Adam Mosseri

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados