Como recuperar fotos e vídeos apagados do Instagram

Nem tudo está perdido; saiba como recuperar fotos e vídeos apagados do Instagram e os prazos máximos para o resgate

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano
A disponibilização da ferramenta está sendo liberada aos poucos no Instagram (Imagem: Kate Torline/Unsplash)
A ferramenta está sendo liberada aos poucos no Instagram (Imagem: Kate Torline/Unsplash)

Se for por invasão de conta do Instagram ou acidente, a rede social dispõe de uma ferramenta para recuperação. Veja abaixo, como recuperar fotos e vídeos apagados do Instagram, método simples, porém deve-se observar o prazo máximo em que o arquivo deletado ficará disponível.

Como recuperar fotos e vídeos apagados no Instagram

Como funciona todo o processo: fotos, vídeos, reels, vídeos IGTV e stories que decidir excluir são removidos de sua conta imediatamente e movidos para a pasta “Excluídos recentemente”.

Os stories excluídos que não estão salvos em seu arquivo, permanecerão na pasta por até 24 horas. Todo o resto será excluído automaticamente 30 dias depois do primeiro delete

Os 30 primeiros dias servem, justamente, para recuperar algo que foi deletado sem sua permissão ou por acidente.

  • Para isso, vá em “Configurações”;
  • Selecione  “Conta”;
  • Acesse a pasta “Excluídos recentemente”.

A funcionalidade está sendo liberada aos poucos, então é importante manter seu app do Instagram atualizado e verificar se a opção já está aparecendo no caminho indicado acima.

No caso de não aparecer, já pode-se sentir um pouco mais confortável pela função ter sido anunciada e lançada. Em alguns meses, provavelmente, o “Excluídos recentemente” já estará disponível para ser utilizado em seu aparelho Android ou iOS.

Dicas para proteção de conta no Instagram

Como a função está sendo liberada aos poucos, vale lembrar algumas dicas para manter sua conta do Instagram mais protegida.

  1. Mantenha seu app atualizado: essa simples medida impede que hackers façam uso de fragilidades já resolvidas pelo Instagram durante as atualizações;
  2. Tenha uma senha difícil: quanto mais complicada, diversificada e aleatória, maior será a dificuldade na atuação de crackers que irão decodificar sua senha, coloque uma bem difícil e anote em um caderno da sua casa;
  3. Autenticação de dois fatores: atualmente, é a melhor forma de proteger suas contas contra roubo de dados, uma vez que precisará ser confirmada a ação de login;
  4. Remova acesso de apps suspeitos: deixe somente conectado apps que são muito importantes para utilizar no Instagram, delete os demais;
  5. Não confie 100% nos e-mails do Instagram: uma manobra muito utilizada por hackers é o phishing que nada mais é que copiar mensagens verdadeiras da plataforma para roubar seus dados.

Agora você já sabe como recuperar fotos e vídeos apagados do Instagram, basta ficar atento à liberação da funcionalidade em seu aplicativo e ter mais controle no caso de acidentes com sua conta. Boa sorte!

Com informações: Instagram

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Canal Exclusivo

Relacionados