Google Play testa botão que permite a outra pessoa pagar apps para você

Google Play testa botão "Peça para outra pessoa pagar" em compra de apps; novidade gera link de pagamento válido por 24 horas

Emerson Alecrim
Por
App da Google Play Store no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
App da Google Play Store no Android (imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

É comum lojas buscarem formas de reduzir as desistências de compras. Não é diferente na Play Store. O Google está testando um botão na loja de aplicativos que permite que o usuário selecione um app e, na finalização da compra, peça para que outra pessoa pague por ele.

Peça para outra pessoa pagar

Quando o usuário toca nesse botão, que em inglês tem a descrição “Ask someone else to pay” (“Peça para outra pessoa pagar”, em tradução livre), um link de pagamento é gerado. A tela seguinte exibe um botão de compartilhamento para que esse endereço seja encaminhado ao pagador.

A mesma tela informa que a pessoa que receber o link irá:

  • saber o e-mail completo de quem gerou o pedido de compra;
  • saber qual item está sendo comprado e solicitar reembolso (aparentemente, em caso de arrependimento da compra).

O prazo para que a pessoa que recebeu o link efetue o pagamento é de 24 horas. Depois disso, o link expira, sendo necessário realizar outro procedimento de compra, caso essa intenção seja mantida.

De acordo com o Google, esse recurso foi pensando para permitir que apps sejam usados como presentes, bem como para facilitar o gesto de pagar um app para um familiar ou amigo.

Além de aplicativos, o botão pode ser usado para compra de recursos existentes dentro de apps baixados via Google Play, como moedas virtuais ou adereços de personagens em jogos.

Os desenvolvedores não precisam executar nenhuma ação específica para que o botão funcione com seus aplicativos, a não ser usar a versão mais recente da biblioteca de pagamentos Google Play Billing.

Botão "Peça para outra pessoa pagar" (imagens originais: reprodução/Android Authority)
Botão “Peça para outra pessoa pagar” (imagens originais: reprodução/Android Authority)

Disponibilidade do botão que terceiriza compras

Na primeira olhada, a intenção é boa. Mas podemos imaginar alguns problemas, como esse recurso sendo usado como uma releitura digital do famoso “mãe, compra” que os país costumam enfrentar quando levam filhos pequenos ao supermercado.

Talvez seja por isso que o recurso está em fase de teste preliminar. O Android Authority informa que o botão de pagamento por terceiros funcionará inicialmente na Índia. Não há previsão de lançamento do botão em outros países.

No Brasil, há uma alternativa. O Google aceita Pix na Play Store desde março. O QR Code e o código copia-e-cola da compra valem por três dias. Então, basta encaminhar uma dessas informações à pessoa que vai pagar pelo aplicativo para “terceirizar” a compra.

Relacionados