Google Play agora aceita Pix para pagar apps e games

Pix chega ao Google Play para ser alternativa a cartões de crédito, PayPal, PicPay, Mercado Pago e gift cards, mas não pode ser usado em assinaturas

Giovanni Santa Rosa
Por
Google Play Store (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Google Play vai gerar QR Code com validade de três dias (Imagem: André Fogaça / Tecnoblog)

O Google Play incluiu o Pix nas formas de pagamento da loja de apps. Isso significa que será possível usar as transferências instantâneas para comprar aplicativos, jogos e itens, facilitando a vida de quem não tem cartão de crédito.

Ao escolher pagar com Pix, o Google gera um QR Code (e um código copia-e-cola correspondente). Aí, o usuário precisa escanear a imagem ou colar a combinação no aplicativo de seu banco. O QR Code tem validade de três dias. Após o pagamento, pode levar até 10 minutos para que o aplicativo, game ou item seja liberado pela loja.

Opções de pagamento do Google Play
Pix já aparece ente opções de pagamento do Google Play (Imagem: Divulgação / Google)

Vale notar que o Pix só pode ser usado em compras únicas. Para assinaturas, ainda é preciso recorrer a outras formas de pagamento. Outro ponto importante é que o Google Play precisa estar na versão 8.9 ou superior.

A chegada do Pix ao Google Play já havia sido anunciada em novembro de 2023, durante o evento Google Playtime, voltado a desenvolvedores. Agora, a forma de pagamento se junta a cartões de crédito, PayPal, PicPay e Mercado Pago como métodos aceitos no Brasil.

Serviços digitais também estão adotando o Pix

Como lembra o Google em seu blog, o Pix é o serviço de pagamento mais utilizado no Brasil, com mais de R$ 15 trilhões movimentados desde seu lançamento, em 2020. Ele é o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros, superando cartões de débito, cartões de crédito e dinheiro.

A novidade deve ser bem recebida por quem não tem cartão de crédito. Antes, era necessário ter saldo no PicPay ou Mercado Pago para não precisar do crédito nas compras do Google Play, ou ainda comprar gift cards em lojas físicas ou online.

Outros serviços também estão aderindo ao Pix como forma de pagamento. O Spotify é um deles: desde novembro de 2023, é possível usá-lo para assinar o Premium pré-pago com desconto. Em 2022, Uber e Vivo Easy também passaram a aceitar Pix.

Com informações: Google

Receba mais sobre Pix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados