Google Play Store vai aceitar pagamento com Pix

Google terá parceiros integradores para receber Pix. Play Store já oferece mais de 300 meios de pagamento locais ao redor do mundo.

Giovanni Santa Rosa
Por
Google Play Store
Loja do Google aceita cartões de crédito e de débito, PicPay, Mercado Pago, PayPal e gift cards (Imagem: Unsplash / Mika Baumeister)

A Google Play Store, loja oficial do Google para apps, jogos e conteúdo, permitirá pagamentos com Pix, ainda sem data oficial para começar. A novidade foi revelada pela empresa no evento para desenvolvedores Google Playtime, que aconteceu na quarta-feira (29), e foi divulgada pelo site Mobile Time.

Para o Google, o Pix é mais um para a lista de mais de 300 meios de pagamento locais que a Play Store oferece — ou seja, nenhuma novidade para a empresa.

Além de facilitar a vida do consumidor — basta lembrar que o Pix já é o método de pagamento eletrônico mais usado no Brasil —, a novidade promete agilizar o recebimento de dinheiro pelos desenvolvedores.

App da Google Play Store no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Google Play Store tem apps, jogos e conteúdo (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Para processar os pagamentos, o Google firmará acordos com parceiros integradores. Assim, a empresa se livra da burocracia de se tornar uma instituição financeira credenciada, o que seria necessário para receber diretamente o Pix.

Dando um jeitinho para pagar com Pix agora

Atualmente, só é possível comprar ou fazer assinaturas com cartão de crédito, cartão de débito, gift cards ou contas em parceiros, como Mercado Pago, PayPal e PicPay.

Assim, dá para usar algumas dessas formas para pagar com Pix, de forma indireta. Obviamente, não é muito prático — o pagamento por Pix diretamente na Play Store seria bem mais fácil. Mesmo assim, pode ser útil para quem não tem um cartão de crédito.

É possível, por exemplo, pagar com o saldo da conta do Mercado Pago ou do PicPay. As duas instituições aceitam depósitos por Pix, então você poderia colocar dinheiro na conta dessa forma, antes de comprar o item desejado.

Outra forma envolve os gift cards. Você pode comprá-los em lojas online ou estabelecimentos físicos que aceitam Pix. Depois, é só cadastrar o código na Google Play e usar o saldo para fazer compras.

Com informações: Mobile Time

Receba mais sobre Pix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados