Você percebeu? Botão de pular anúncios no YouTube fica menor

Plataforma de vídeos testava novo formato desde agosto; botão fica arredondado e mais transparente, alterações que podem dificultar o clique

Felipe Freitas
Por
YouTube
YouTube lança novo visual para o botão de pular anúncios (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O YouTube começou a liberar para globalmente o novo formato do botão de pular anúncios. Avistado pela primeira vez em agosto, o novo botão da plataforma pode ser mais uma medida do Google para valorizar a exibição de propagandas. A novidade – combinada com a guerra do YouTube contra os ad blockers – reforça os planos da empresa de seguir lucrando alto com os anúncios.

O novo botão de pular ads traz como maior diferença o formato arredondado, de pílula, abandonado o clássico botão quadrado que todos já estavam acostumados. A diferença do tamanho é perceptível, mas nada muito gritante — talvez o usuário apenas erre os cliques nos primeiros usos.

A adoção dessas bordas arredondadas está também alinhada com as mudanças de design do Google. Em outras atualizações, a empresa passou, por exemplo, a usar linhas mais arredondadas no Google Drive. Esse visual é baseado no Material You 3, design mais recente da big tech para os seus dispositivos.

Novo botão de pular anúncios está arredondando e espaçado da borda do player (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Novo botão de pular anúncios está arredondando e espaçado da borda do player (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Novo botão de pular anúncios no YouTube

O novo botão de pular anúncios do YouTube trouxe apenas uma mudança em comparação aos seus testes realizados em agosto. A versão final está mais opaca, ficando mais visível para os usuários que não querem ver os anúncios até o fim (praticamente todos). Nos testes de meses atrás, o botão era mais transparente, o que somado com alguns anúncios e com as letras brancas, dificultava a visibilidade.

Um ponto curioso dessa atualização é que ela chega algumas semanas do Google iniciar um novo capítulo da guerra contra o adblock, o que revoltou usuários. Ao reduzir o botão e deixá-lo menos evidente que o antecessor, é provável que as pessoas passem por certa confusão nos primeiros dias.

Com informações: Android Police

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados