Como usar a biblioteca de áudio do YouTube para baixar músicas de graça

Biblioteca de áudio do YouTube oferece uma variedade de músicas gratuitas e livres de direitos autorais para que usuários usem em vídeos criados para a plataforma

Lupa Charleaux Victor Toledo
Por e
YouTube
YouTube oferece uma ampla biblioteca de faixas gratuítas e livres de direitos autorais (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A biblioteca de áudio do YouTube é uma coleção de faixas musicais e efeitos sonoros disponibilizados pelo próprio YouTube para uso em vídeos criados pelos usuários da plataforma. A biblioteca fica dentro do YouTube Studio e permite fazer o download das trilhas sonoras pelo PC.

As músicas e efeitos sonoros disponíveis na biblioteca do YouTube são livres de royalties, isso quer dizer que os usuários podem usar essas faixas sem se preocupar com a violação de direitos autorais ou a não monetização do vídeo na plataforma.

A seguir, entenda como usar a biblioteca de áudio do YouTube para encontrar e baixar músicas efeitos sonoros gratuitos.

1. Acesse o YouTube pelo navegador do seu PC

Acesse youtube.com e, se necessário, inicie uma sessão clicando em “Fazer login”, no canto superior direito da tela.

Captura de tela do site YouTube mostra como realizar login na plataforma

2. Clique na sua foto para acessar o “YouTube Studio”

Clique na sua foto de perfil do YouTube, no canto superior direito, para abrir o menu da conta. Então, clique na opção “YouTube Studio” para acessar mais detalhes para criadores e a biblioteca de áudio do YouTube.

Capturas de tela do site YouTube mostram como acessar o YouTube Studio

3. Clique na “Biblioteca de áudio” do YouTube

Clique na opção “Biblioteca de áudio”, no menu do lado esquerdo da tela, para acessar a lista de músicas gratuitas do YouTube.

Captura de tela do site YouTube mostra como acessar a Biblioteca de áudio

4. Pesquise uma faixa da Biblioteca de Músicas do YouTube

Na próxima tela, você verá uma lista de músicas autorizadas do YouTube. Clique no campo “Pesquisar ou filtrar biblioteca” para encontrar faixas por “Título”, “Gênero”, “Clima”, “Artistas” e “Duração”. Também dá para filtrar por materiais que exigem os créditos ou não do artista.

Para ouvir a música, clique no ícone de play ao lado do título. Você também pode marcar as faixas favoritas clicando no ícone de estrela.

Captura de tela do site YouTube mostra como fazer uma pesquisa na Biblioteca de áudio

5. Baixe uma música da biblioteca de áudio do YouTube

Escolha a música gratuita do YouTube e clique no botão “Fazer Download”, no canto direito da tela. Aguarde a faixa ser baixada no seu computador e, depois, você pode usá-la durante a edição de um vídeo para a plataforma.

Captura de tela do site YouTube mostra como fazer um download na Biblioteca de áudio

É possível usar a biblioteca de áudio do YouTube pelo celular?

Parcialmente. Você consegue acessar a biblioteca de áudio do YouTube pelo celular, mas não é possível baixar a música no dispositivo para editar e postar os vídeos no YouTube.

Uma alternativa é acessar o YouTube pelo navegador do celular para ter a experiência semelhante ao PC. Dá para pesquisar as músicas do acervo da plataforma, baixar no seu dispositivo e usá-las em apps de edição.

Posso baixar uma música protegida para colocar em um vídeo do YouTube?

Não é recomendado usar músicas com direitos autorais no YouTube sem a autorização dos autores. A plataforma possui sistemas que identificam faixas protegidas e, dessa forma, podem aplicar algumas punições.

Os vídeos que recebem reivindicação de direitos autorais podem ser desmonetizados pelo YouTube. Além disso, os conteúdos podem ser bloqueados em alguns países ou globalmente. Em casos mais graves, os materiais serão removidos da plataforma.

Posso monetizar um vídeo com uma música da biblioteca de áudio do YouTube?

Sim, é possível ter vídeos monetizados usando as músicas e efeitos sonoros da biblioteca de áudio do YouTube. Basta que o conteúdo atenda todas as regras de monetização do YouTube.

As faixas da biblioteca de áudio do YouTube são livres para uso comercial, o que significa que você pode usá-las em seus vídeos sem se preocupar com direitos autorais. Apenas é indicado informar os créditos do artista, mas a plataforma pode fazer isso automaticamente.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Relacionados