Como compartilhar a tela em uma videochamada no Instagram

Tutorial ensina a compartilhar a tela na chamada de vídeo do Instagram; recurso pode ser usado para exibir conteúdo de outros apps ou para ver posts com amigos

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
• Atualizado há 3 semanas
Ilustração mostra uma chamada com tela compartilhada no Instagram
Descubra como compartilhar sua tela com outra pessoa em uma videochamada do Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Compartilhar a tela é uma funcionalidade presente em aplicativos de chamadas online e que permite que os participantes vejam o conteúdo da tela do apresentador. Nas videochamadas do Instagram, os participantes podem compartilhar a tela pelo celular Android, iPhone ou pelo PC.

Quando for compartilhar a tela no Instagram, você poderá escolher entre compartilhar o conteúdo de um app específico ou a tela inteira.

Outro recurso semelhante presente nas videochamadas do Instagram é o “Assistir Juntos” (ou co-watching). Essa função foi desenhada para permitir que os participantes vejam conteúdos do Instagram com os amigos, em tempo real. Dá para escolher ver posts, Stories e Reels.

A seguir, veja como compartilhar a tela no Instagram e usar o recurso Assistir Juntos para ver posts com amigos.

Como compartilhar a tela no Instagram pelo celular

1. Acesse as suas DMs do Instagram

Abra o aplicativo do Instagram no seu celular Android ou no iPhone e toque no ícone de Mensagens Diretas (DMs), no canto superior direito da tela, para ver suas conversas.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como acessar as Mensagens Diretas (DMs)

2. Faça uma videochamada para transmitir a tela do Instagram

Toque no bate-papo com a pessoa com quem você vai fazer uma videochamada com compartilhamento de tela no Instagram. Depois, toque no ícone de câmera, no canto superior direito da tela, para iniciar a ligação por vídeo.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como iniciar uma chamada de vídeo

3. Toque em “Compartilhamento de Tela” do Instagram

Quando iniciar a ligação, toque no ícone no centro da parte inferior da tela para iniciar o modo “Assistir Juntos” (Co-Watching) e, depois, toque na opção “Compartilhamento de tela”. Então, selecione a opção “Iniciar agora” (no Android) ou “Iniciar Transmissão” (no iOS).

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como compartilhar a tela em uma chamada de vídeo

4. Explore o compartilhamento de tela do Instagram

Toque no ícone de seta para baixo, no canto superior esquerdo, para minimizar a chamada do Instagram. Então, você está livre para navegar pelo aplicativo da rede social ou acessar outros apps instalados no seu telefone enquanto compartilha a tela.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como transmitir a tela em uma chamada de vídeo

5. Encerre o compartilhamento de tela no Instagram

Para encerrar a transmissão de tela, toque no ícone verde na barra de notificações para retornar a tela de chamada do Instagram. Então, toque na opção “Parar de compartilhar”.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como parar de compartilhar a tela em uma chamada de vídeo

Como compartilhar a tela no Instagram pelo PC

1. Acesse as mensagens do Instagram pelo navegador

Acesse o instagram.com pelo navegador do seu PC e, se necessário, faça login na sua conta. Clique em “Mensagens”, no menu na lateral esquerda, para acessar suas DMs na rede social.

Captura de tela do site Instagram mostra como acessar as Mensagens

2. Clique no chat com a pessoa que você vai transmitir a tela do Instagram

Clique no bate-papo com a pessoa com quem você fará a chamada com tela compartilhada no Instagram. Depois, clique no ícone de câmera, no canto superior direito da tela, para acessar as opções para iniciar a ligação por vídeo.

Capturas de tela do site Instagram mostram como iniciar uma chamada de vídeo no navegador

3. Faça os ajustes para a chamada de vídeo no Instagram

Na próxima tela, veja as configurações de áudio e vídeo para videochamada pelo Instagram. Estando tudo certo, clique no botão azul “Iniciar ligação” na parte direita da tela.

Captura de tela do site Instagram mostra como iniciar uma ligação no PC

4. Compartilhe a tela do PC na videochamada do Instagram

Após iniciar a chamada de vídeo no Instagram, clique no ícone “Compartilhar a tela” na barra de opções no canto inferior da tela.

Captura de tela do site Instagram mostra como compartilhar a tela em uma chamada de vídeo no PC

5. Selecione como deseja transmitir a tela do PC no Instagram

Escolha compartilhar o conteúdo de uma guia no navegador, uma janela de aplicativo ou a tela cheia do seu computador. Então, clique no botão azul “Compartilhar” para transmitir.

Importante: O conteúdo compartilhado por você com a outra pessoa será exibido em um retângulo no canto inferior direito da tela.

Captura de tela do site Instagram mostra como compartilhar a tela em uma chamada de vídeo no PC

6. Encerre o compartilhamento de tela no Instagram pelo PC

Para encerrar a transmissão pelo PC, volte a guia do navegador com a chamada do Instagram e clique em “Parar compartilhamento da tela” na barra de opções no canto inferior.

Vale dizer que, em alguns navegadores, você também pode encerrar a transmissão de uma guia ao clicar na opção “Interromper compartilhamento”.

Captura de tela do site Instagram mostra como encerrar o compartilhamento da tela em uma chamada de vídeo no PC

Como ver posts com amigos em uma videochamada do Instagram

1. Inicie uma videochamada com um amigo no Instagram

Vá até as DMs do Instagram, selecione o bate-papo com um amigo e toque no ícone de câmera, no canto superior direito, para iniciar uma chamada de vídeo.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como iniciar uma chamada de vídeo

2. Toque na opção “Assistir juntos” do Instagram

Toque no ícone no centro da parte inferior da tela para iniciar o modo “Assistir juntos” (Co-Watching) do Instagram. Então, selecione o conteúdo de uma das categorias disponíveis no menu no centro da tela:

  • Sugestões: publicações sugeridas pelo Instagram com base nas suas curtidas;
  • Curtiu: posts que você curtiu recentemente;
  • Salvos: posts salvos por você no Instagram;
  • Reels: seleção de Reels baseada nas suas atividades na rede social.
Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como usar o recurso "Assistir Juntos" em uma chamada de vídeo

3. Toque em “Watch” para ver os posts do Instagram com o amigo

Após selecionar a categoria e o conteúdo, toque no botão “Watch” para compartilhar os conteúdos com o seu amigo. Para fechar o post, toque na tela e, depois, em “Remover”.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como ver posts juntos em uma chamada de vídeo

Com quantas pessoas posso compartilhar minha tela no Instagram?

Você pode compartilhar a sua tela com até 8 pessoas durante a chamada de vídeo do Instagram. Esse também é o limite máximo de participantes em uma videochamada na plataforma.

As pessoas podem ver minhas notificações se eu compartilhar minha tela no Instagram?

Sim, as pessoas podem ver suas notificações se você compartilhar sua tela em uma videochamada do Instagram. Para evitar que os participantes vejam suas notificações, a sugestão é ativar o modo “Não perturbe” no Android ou no iPhone.

Dá para assistir filmes de graça com amigos no Instagram?

Sim. Em algumas regiões o Instagram oferece um catálogo de filmes e programas de TV originais do Facebook Watch. Essa opção aparece na função Assistir Juntos, como uma aba ao lado de Reels. Contudo, a função ainda não foi liberada no Brasil.

Tem como compartilhar a tela em uma Live do Instagram?

Não dá para compartilhar a tela durante uma Live do Instagram, mas você pode exibir imagens da sua galeria do seu celular na transmissão ao vivo. Por exemplo, você pode criar slides verticais para mostrar durante a apresentação.

Quando estiver em uma Live, toque no ícone de foto, no canto superior direito da tela, para escolher uma imagem no seu telefone. Então, o conteúdo será exibido para quem estiver acompanhando a transmissão ao vivo.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra exibir uma imagem durante uma Live
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados