Como funciona a monetização do Youtube?

Profissionais de conteúdo; saiba como funciona a monetização do Youtube e veja dicas de como gerar renda com seu canal

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano
Como funciona a Monetização do Youtube / Nordwood Themes / Unsplash

Após o período de isolamento, cresceu o número de pessoas trabalhando em casa. A busca para se tornar um criador de conteúdo não foi diferente. Veja em nosso artigo como funciona a monetização do Youtube e como é possível gerar renda.

Como criar conteúdos para o Youtube

Antes de pensar em monetizar, é importante pensar em como criar os conteúdos de forma estruturada. Não basta querer monetizar, o canal precisa ter relevância para gerar renda. Pense no seu público e faça planejamento de médio prazo. 

Consegue definir quais são os temas e formatos dos seus vídeos? Esse é o primeiro passo. Se a ideia é fazer 2 vídeos por semana, serão 104 no ano, tente listar os temas do ano. Gaste tempo pensando e economize tempo fazendo.

Como funciona a monetização do Youtube?

A monetização do Youtube é feita pela exibição de anúncios durante os vídeos. Caso o anúncio seja assistido e não pulado, o valor pago é cheio. Do valor de cada exibição, uma parte vai para o Youtube e a outra é do canal parceiro. Além disso, o canal precisa respeitar algumas condições para ser monetizado:

  • Alcançar 10 mil visualizações totais nos vídeos do canal;
  • Manter, pelo menos, 1.000 inscritos no canal;
  • Manter 4.000 horas visualizadas por ano (12 meses).

É automática a monetização do Youtube?

Não é automática. O canal interessado em monetizar deve ativar a opção e respeitar as diretrizes do Programa de Parcerias do Youtube (YPP). Após o canal escolher pela monetização, começa o processo padrão, de análise de conteúdo, feito pelo Youtube. As análises são automáticas e manuais. O canal precisa estar de acordo com as diretrizes de conteúdo adequado para publicidade.

Como é calculado o pagamento do canal?

O cálculo, basicamente, é feito em cima de anúncios assistidos, divididos entre o Youtube e o canal parceiro. Quando o anúncio for pulado, apenas uma parte do valor é pago. 

Existem outras ferramentas para o canal para gerar renda, o Super Chat e Super Stickers. São mensagens com maior destaque, compradas pela audiência, durante transmissões ao vivo. O canal pode colocá-las na tela da transmissão. Essa é uma boa estratégia para canais que estão começando. 

A escolha de monetizar é do canal, o Youtube verifica se aceita a parceria, pronto. Os pré-requisitos devem ser alcançados para a possibilidade existir, se o seu objetivo é monetizar, tente se encaixar. Esperamos ter ajudado com alguma dúvida sobre a monetização do Youtube. Boa produção! 

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Canal Exclusivo

Relacionados