Google Drive: versão web ganha cara nova e mais recursos

Novo design da plataforma usa ferramentas de Machine Learning para facilitar a busca e a gestão de arquivos. Veja como ficou

Lupa Charleaux
Por
Google Drive (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Google Drive surge com uma nova cara para os usuários (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google Drive está lançando uma nova versão da página inicial padrão para a versão web. Em destaque, a área Home estreia com diversas melhorias de usabilidade e suporte de Machine Learning.

Conforme a big tech, a pequena reformulação visa tornar mais simples a busca por arquivos importantes. O objetivo é “ajudar você a começar rapidamente” as tarefas diárias com novos filtros e opções de visualização de pastas e documentos.

Gif ilustrativo da nova página Home do Google Drive
Nova página inicial do Google Drive promete agilizar a busca por arquivos (Imagem: Divulgação/Google)

A área Home do Google Drive se beneficia bastante do Machine Learning. Por exemplo, a nova página inicial mostra os documentos editados recentemente ou anexados a compromissos do Google Agenda. Também é possível ver detalhes alterados em planilhas.

A atualização expande um pouco mais as opções de filtros. Além da busca por arquivos ou pastas, o usuário pode pesquisar por tipo de arquivos, pessoas, data de modificação e local.

O novo visual coloca a página inicial do Google Drive alinhada ao design Material You 3 do Google. De acordo com a empresa, essa reformulação busca deixar a plataforma mais eficiente para qualquer tipo de usuário.

Quando a área Home estará disponível no Google Drive?

A área Home do Google Drive está sendo lançada de forma gradual para todos os usuários do Workspace com contas pessoais. Enquanto isso, os clientes corporativos terão que aguardar até janeiro de 2024 para receber a reformulação.

Para ver a nova seção, a pessoa deve acessar a plataforma diretamente por drive.google.com. Então, ela será redirecionada para a página inicial reformulada e conhecerá as funcionalidades baseadas em Machine Learning.

Caso o usuário prefira manter a área Meu Drive como a página inicial padrão, basta clicar no banner em azul com a mensagem “Mudar para ‘Meu Drive’”. Também é possível fazer essa alteração em Configurações (ícone de engrenagem no canto superior direito).

Com informações: Google e 9to5Google

Receba mais sobre Google Drive na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados