Google Drive: versão web ganha cara nova e mais recursos
Novo design da plataforma usa ferramentas de Machine Learning para facilitar a busca e a gestão de arquivos. Veja como ficou
Novo design da plataforma usa ferramentas de Machine Learning para facilitar a busca e a gestão de arquivos. Veja como ficou
O Google Drive está lançando uma nova versão da página inicial padrão para a versão web. Em destaque, a área Home estreia com diversas melhorias de usabilidade e suporte de Machine Learning.
Conforme a big tech, a pequena reformulação visa tornar mais simples a busca por arquivos importantes. O objetivo é “ajudar você a começar rapidamente” as tarefas diárias com novos filtros e opções de visualização de pastas e documentos.
A área Home do Google Drive se beneficia bastante do Machine Learning. Por exemplo, a nova página inicial mostra os documentos editados recentemente ou anexados a compromissos do Google Agenda. Também é possível ver detalhes alterados em planilhas.
A atualização expande um pouco mais as opções de filtros. Além da busca por arquivos ou pastas, o usuário pode pesquisar por tipo de arquivos, pessoas, data de modificação e local.
O novo visual coloca a página inicial do Google Drive alinhada ao design Material You 3 do Google. De acordo com a empresa, essa reformulação busca deixar a plataforma mais eficiente para qualquer tipo de usuário.
A área Home do Google Drive está sendo lançada de forma gradual para todos os usuários do Workspace com contas pessoais. Enquanto isso, os clientes corporativos terão que aguardar até janeiro de 2024 para receber a reformulação.
Para ver a nova seção, a pessoa deve acessar a plataforma diretamente por drive.google.com. Então, ela será redirecionada para a página inicial reformulada e conhecerá as funcionalidades baseadas em Machine Learning.
Caso o usuário prefira manter a área Meu Drive como a página inicial padrão, basta clicar no banner em azul com a mensagem “Mudar para ‘Meu Drive’”. Também é possível fazer essa alteração em Configurações (ícone de engrenagem no canto superior direito).
Com informações: Google e 9to5Google