Samsung Internet ganha versão para computadores com Windows

Navegador dos smartphones e tablets Galaxy agora está disponível também para PCs. App usa o Chromium como base e tem interface simples.

Giovanni Santa Rosa
Por
Samsung Internet tem interface simples
Samsung Internet tem interface simples (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

O navegador Samsung Internet, que vem instalado nos smartphones da marca sul-coreana, agora está disponível também para computadores com Windows. O app apareceu na Microsoft Store nesta terça-feira (28). Ele funciona com PCs de qualquer marca, desde que tenham Windows 10 ou 11 instalado.

O browser da Samsung para PCs tem uma interface simples e se parece muito com o Chrome. Isso não chega a ser uma surpresa: a versão mobile do app sempre foi bem direta, sem firulas.

Dá para gerenciar os favoritos em uma barra lateral, e outros elementos também estão no mesmo lugar que no navegador do Google, como extensões, opções da conta e configurações. Até ferramentas como agrupar abas estão presentes.

Samsung Galaxy M21s (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Samsung internet no Galaxy M21s (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

A semelhança é tanta que a Samsung simplesmente colocou uma captura de tela do Chromium na Microsoft Store. O Chromium é a versão de código aberto do Chrome, e é a base para o Samsung Internet.

A diferença é que o Samsung Internet se conecta à sua conta da Samsung, não do Google. Com isso, fica mais fácil sincronizar favoritos, abas e histórico com smartphones e tablets Galaxy.

Navegador não está pronto

A sincronização, porém, não traz todos os recursos, por enquanto. Como nota o SamMobile, o gerenciador de senhas não está incluído no pacote até o momento.

Outro recurso que está faltando é o suporte a extensões. Por ser baseado no Chromium, o Samsung Internet deverá ser compatível com os add-ons do Chrome. Porém, todos os botões da Chrome Web Store aparecem desabilitados.

O SamMobile também considerou que o desempenho é decepcionante, até mesmo para rolar as páginas, com engasgos e travadas.

Samsung oferece extensão para Chrome

Enquanto o Samsung Internet do computador não oferece uma experiência tão boa, você pode sincronizar os favoritos do navegador mobile com outros browsers do computador.

A Samsung oferece uma extensão para isso, chamada Samsung Internet Chrome Extension. Além do Chrome, ela deve funcionar com outros navegadores baseados no Chromium, como o Microsoft Edge.

Ao fazer login com sua conta Samsung, ela sincroniza os favoritos. Infelizmente, é só isso — nada de histórico, abas abertas ou senhas.

Com informações: SamMobile, 9to5Google

Receba mais sobre Samsung Internet na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados