Evernote fecha a porteira para usuários de plano grátis

Limitações de cadernos e notas no plano grátis do Evernote começam a partir de 4 de dezembro; confira alternativas gratuitas que incluem mais benefícios

Lucas Braga
Por
Celular com a tela de download do Evernote na loja de aplicativos
Evernote limita notas e cadernos no plano grátis (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

Más notícias para usuários do Evernote. O aplicativo de anotações ficará ainda mais restrito no plano gratuito a partir de dezembro, com limitação no número máximo de notas e cadernos. A medida afeta utilizadores novos e atuais.

Contas do plano gratuito do Evernote poderão ter no máximo 50 notas e somente um único caderno. Para ultrapassar esse limite será necessário fazer a assinatura Premium.

As limitações começam a valer a partir de 4 de dezembro. De acordo com o blog oficial do Evernote, usuários existentes que possuem mais de um caderno e/ou excedem o limite de 50 notas ficam impedidos de criar novos conteúdos. Caso exceda o limite, ainda será possível visualizar, editar, exportar, compartilhar e deletar notas e cadernos.

Trata-se de uma grande redução, visto que anteriormente o plano grátis do Evernote permitia manter até 100 mil notas e 250 cadernos. A companhia se defende, e afirma que os novos limites não comprometem a maioria dos usuários gratuitos.

Quem optar por um plano pago no Evernote pagará a partir de R$ 29,90 por mês ou R$ 246,90 por ano no plano Personal, que permite manter até 1 mil cadernos, 100 mil notas e cota mensal de 10 GB para upload de arquivos.

Evernote tem concorrentes com planos grátis melhores

Existem diversas alternativas gratuitas ao Evernote com melhores limites no plano grátis.

O Notion é o aplicativo que eu costumo utilizar para organizar minha vida pessoal e pode ser um ótimo substituto. A versão gratuita permite criar páginas ilimitadas e colaboração com até 10 pessoas, mas tem limitação de até 5 MB por cada upload. O app não possui classificação de cadernos como no Evernote, mas é possível criar sub-páginas dentro de páginas principais, mantendo a mesma dinâmica.

Foto de tela do computador com aplicativo Notion aberto
Notion pode ser alternativa ao Evernote grátis (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

Outro concorrente é o Craft, cujo plano gratuito permite ter documentos ilimitados, mas inclui limitações como 1 GB de armazenamento e marca d’água em documentos exportados como PDF.

Para quem utiliza o ecossistema do Google, pode ser interessante avaliar o Google Keep. A Microsoft também possui o OneNote, que é completamente grátis e utiliza a mesma limitação de espaço do serviço de armazenamento em nuvem OneDrive.

Receba mais sobre Evernote na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados