Evernote para Android recebe novo design e editor de notas
Evernote ganhou busca com resultados em tempo real, novas ferramentas de formatação de texto, mas exige Android 10 no gadget
Evernote ganhou busca com resultados em tempo real, novas ferramentas de formatação de texto, mas exige Android 10 no gadget
O Evernote liberou o download de uma nova versão do aplicativo para Android, com visual completamente novo. Além da interface remodelada que já deu as caras em outras plataformas, o aplicativo de notas também insere mais opções dentro do editor de texto e melhorias consideráveis na busca interna.
A nova interface de usuário chega para deixar o Evernote do Android mais próximo do o aplicativo para iPhone ou iPod Touch, iPad, Windows e também do macOS. Os destaques deste banho de loja ficam para a tela inicial, que agora deixa o painel de navegação para itens como cadernos, atalhos e lembretes no lado esquerdo e de forma escondida.
Outra adição está no editor de notas, que passa a exibir novas opções para formatação do texto e mais contraste na lista destas ferramentas, em visual muito próximo do exibido em outros dispositivos móveis. A busca ficou mais rápida e pega emprestado alguns pontos da mesma área na versão web, como sugestões em tempo real para o conteúdo encontrado de acordo com o preenchimento do termo da pesquisa.
Por fim, o usuário pode escolher se quer ou não o modo escuro ativado nos ajustes do próprio sistema operacional e um novo botão para criar nota exibe opções rápidas, como começar uma gravação de áudio, adicionar anexo, tirar foto ou então digitalizar um documento.
As novidades são interessantes e deixam o app mais bonito, com recursos focados na produtividade, mas elas exigem que o smartphone ou tablet esteja ao menos no Android 10. Isso acaba revelando que apenas usuários com aparelhos mais recentes poderão usufruir de todas as novas ferramentas.
O Google parou de divulgar a quantidade de usuários em cada versão de seu sistema operacional, mas a previsão da StatCounter marca o Android 10 como presente em quase 37% de todos os aparelhos em outubro deste ano.
Outro limitador está na própria atualização. Na nota de lançamento, o Evernote diz que a disponibilidade do download para a nova versão pode levar “diversas semanas” para aparecer na Play Store de todos.
Com informações: Evernote.