O que é o Pix Cobrança?

O que é o Pix Cobrança e qual é a diferença dele para o Pix Comum? Entenda como funciona a alternativa do Pix para boletos

Bárbara Chieregate
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)
O que é o Pix Cobrança? (Imagem: Divulgação / Banco Central)

Depois da chegada do Pix, que facilitou a vida de muita gente com as transferências financeiras gratuitas e instantâneas, o Banco Central implementou o Pix Cobrança. A modalidade substitui o código de barras por QR Code e permite cobranças para pagamento futuro. Na prática, é uma alternativa ao boleto bancário.

❗️ Atenção: Ainda estamos em uma fase de transição do Pix Cobrança. De 14 de maio até 30 de junho de 2021, as instituições participantes do Pix são obrigadas apenas a possibilitar leitura de QR Code para pagamento na mesma data. As empresas que aderirem ao Pix Cobrança só terão que oferecer pagamento com data futura — ou seja, permitir que o pagamento seja agendado — a partir de 1º de julho. 

O Banco Central concedeu esse período de teste para que as empresas tenham um tempo de teste e adequem seus sistemas a todos os detalhes da modalidade. 

O que é o Pix Cobrança?

O Pix Cobrança é uma ferramenta do Banco Central que permite gerar um QR Code para pagamentos futuros ou imediatos. Funciona como uma alternativa ao boleto bancário, mas com o QR Code no lugar do código de barras. Ele pode ser usado por fornecedores, lojistas, prestadores de serviços e outros usuários, seja em pontos de venda físicos ou e-commerces.

Pagamento via Pix (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Pagamento via Pix (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como ele funciona?

Como o valor do Pix Cobrança é compensado automaticamente após o pagamento, a opção se torna mais vantajosa que o boleto, que pode demorar até três dias para ser processado.

Assim como no boleto, é possível configurar outras informações além do valor, como juros, multa e descontos. Se você criar um Pix Cobrança com data de vencimento, por exemplo, e a pessoa pagar após esse período, os juros estarão inclusos no valor final.

Pix x Pix Cobrança

A principal diferença do Pix Cobrança para o Pix comum é a possibilidade de criar um QR Code para uma data futura, e não apenas pagamentos imediatos.

Essa era uma função muito esperada pelos usuários após a implementação do Pix, mas só se tornou realidade com a chegada da opção Cobrança. Com o Pix, os usuários podiam fazer uma transação instantânea, mas não conseguiam agendar ou criar uma data de vencimento. A chegada do Pix Cobrança mudou esse cenário.

Com informações: Agência Brasil.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Pix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bárbara Chieregate

Bárbara Chieregate

Ex-analista de conteúdo

Bárbara Chieregate é jornalista e publicitária formada pela PUC-RJ. Iniciou no Tecnoblog como redatora freelancer e se tornou Analista de Conteúdo entre 2020 e 2021, cobrindo a área de aplicativos, redes sociais e softwares. Antes, passou pela redação do TechTudo (Editora Globo) e Fox Sports.

Relacionados