Como ver lembranças, stories e posts arquivados no Instagram

Saiba como acessar vídeos e fotos antigos no arquivo do Instagram e como ver a sua lembrança do dia

Amanda Machado
Por

Assim como no Facebook, o Instagram também tem um espaço onde mostra as lembranças de cada usuário. Ali também ficam as publicações arquivadas e os Stories que, apesar de aparecerem no perfil apenas por 24h, não são perdidos para sempre após esse período e ficam salvos em arquivos. Nesse tutorial você ai aprender como ver essas lembranças, stories e posts arquivados no Instagram. Vamos lá?

Logotipo do Instagram
Como ver lembranças, stories e posts arquivados no Instagram. (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Tempo necessário: 5 minutos.

As lembranças, stories e posts arquivados só podem ser vistos por você, a não ser que os compartilhe. Para acessá-los siga esses passos:

  1. Abra o Instagram pelo seu celular e vá para o perfil

  2. Clique no ícone do menu

    No canto superior direito, clique no ícone de menu;

  3. Toque em “Arquivar”

    Nas opções que aparecem na tela, clique na terceira “Arquivar”.

Na tela que aparece você já poderá ver a sua lembrança do dia, assim como o seu arquivo de Stories. Para ver o arquivo de publicações, clique em “Arquivo de stories” na parte superior da tela e selecione a opção “Arquivo de publicações”.

screenshot arquivados instagram

Como compartilhar os Stories antigos como lembranças

Para compartilhar uma lembrança, basta clicar no botão azul “Compartilhar” que aparece ao lado. Clicando, a lembrança já aparecerá no Story com a data para você personalizar e publicar.

screenshot compartilhar lembrança instagram

Agora, para publicar um Story antigo que não apareceu como lembrança, basta clicar nele e depois no ícone “Compartilhar” que aparece no rodapé da tela. Pronto, você será encaminhado para editar o Story da forma que deseja e publicá-lo.

screenshot compartilhar story antigo instagram

Como desativar os arquivos para Stories

Caso não queira que os próximos Stories publicados por você sejam salvos no Arquivo do Instagram, basta seguir esses passos:

  1. No seu perfil, clique no ícone do menu no canto superior direito e toque novamente na opção “Arquivar”;
  2. Clique no ícone com três bolinhas no menu superior direito;
    screenshot configurações arquivos instagram
  3. Clique em “Configurações”;
    screenshot configurações arquivados instagram
  4. Desabilite a opção “Salvar story em Itens Arquivados”.

Como desarquivar uma foto do arquivo?

O Instagram permite arquivar ou desarquivar uma publicação do Feed, assim, a publicação desarquivada volta para o perfil na mesma posição que já estava quando foi arquivada. Para isso, basta: clicar no menu do seu perfil e selecionar a opção “Arquivar” > ir para a área de “Arquivo de publicações” > clicar na publicação que deseja desarquivar > clicar no menu da foto > selecionar a opção “Mostrar no perfil”.

Posso ver fotos ocultas de outra pessoa?

Não. As publicações arquivadas e as lembranças só podem ser vistas pelo dono da conta, a não ser que ele escolha compartilhá-las.

As fotos arquivadas somem depois de um tempo?

Não, elas permanecem nessa pasta de arquivos onde você pode navegar por todas, separadas por ano e mês. Mas é importante lembrar que o Instagram só passou a guardar os conteúdos a partir de dezembro de 2017.

Posso apagar todos os Stories arquivados de uma vez?

Não é possível, nesse caso só é possível apagando um Story por vez. O que é possível fazer é apagar vários destaques do seu Instagram de uma vez ou publicações do feed.

Posso baixar todas as minhas fotos e arquivos de uma vez?

O Instagram tem um recurso que te permite receber uma cópia de todas as suas informações do perfil. O processo é feito pelo link: https://www.instagram.com/download/request/.

Consigo acessar as lembranças e publicações arquivadas pelo computador?

A versão desktop ainda não mostra o Arquivo de publicações — é preciso acessar pelo aplicativo para Android ou iOS.

Amanda Machado

Analista de Conteúdo

Amanda Machado é jornalista formada pela Universidade Norte do Paraná. Trabalhou por três anos como produtora de conteúdo online nas áreas de marketing digital, mercado online e lojas virtuais. Por um ano ficou à frente da newsletter da Nowall School, abordando temas sobre redes sociais, tecnologia, produção de conteúdo e estratégias digitais. Entrou para o Tecnoblog em 2021, como analista de conteúdo.

Relacionados

Relacionados