Como ver stories antigos no Instagram? Saiba achar suas lembranças na rede social

Tutorial mostra onde ficam os stories antigos do Instagram e como repostar suas lembranças na rede social da Meta

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Foto de uma mão segurando um celular com a tela exibindo o aplicativo Instagram e uma publicação lembrança do Instagram
Descubra como rever e compartilhar stories antigos do Instagram (Imagem: Lupa Charleaux/Tecnoblog)

Stories antigos do Instagram são aquelas publicações que já expiraram após as 24 horas no ar. Apesar de não serem visíveis ao público, o Instagram permite que o autor encontre esses stories antigos nos itens arquivados e reposte como uma lembrança.

Por padrão, o Instagram guarda todos os stories publicados desde dezembro de 2017 no arquivo de publicações, junto de posts do feed, reels e transmissões ao vivo.

Ao acessar os arquivos de stories antigos, o usuário tem a opção de repostar o conteúdo em formato de lembrança, o que carrega a data original da publicação.

A seguir, saiba como ver os stories antigos publicados no Instagram.

Como ver stories antigos pelos itens arquivados no Instagram

1. Acesse o menu principal do Instagram

Abra o app do Instagram no celular Android ou no iPhone e toque no ícone da sua foto, no canto inferior direito, para ver seu perfil. Depois, toque no ícone de três riscos, no canto superior direito, para acessar o menu principal da rede social.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram acessar o menu principal da rede social

2. Toque em “Arquivar” para ver itens arquivados do Instagram

Na seção “Como você usa o Instagram”, toque na opção “Arquivar” para ver os posts arquivados do Instagram.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra acessar o menu "Arquivar"

3. Selecione “Arquivo de stories” para ver stories antigos no Instagram

Os stories antigos ficam dentro da opção “Arquivo de stories”. Se esse menu não aparecer de imediato, toque no botão do canto superior esquerdo da tela e confirme se “Arquivo de stories” está selecionado, para exibir o histórico de Stories do Instagram.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram acessar o "Arquivo de Stories"

4. Escolha um story para repostar como lembrança no Instagram

Role a página para cima para ver os conteúdos mais antigos do arquivo de stories do Instagram. Toque em cima de um story para abrir a publicação e, depois, toque na opção “Compartilhar” para repostar a antiga publicação como uma lembrança.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram selecionar um story antigo para compartilhar

5. Publique um story antigo como uma lembrança do Instagram

Use as ferramentas do Stories, no canto superior direito da tela, para editar o story antigo. Você pode inserir textos, GIFs, figurinhas, músicas e outros elementos na publicação.

Toque no botão branco, no canto inferior direito, para ver as opções para publicar a lembrança para todos os seus seguidores ou para Amigos Próximos. Por fim, toque no botão “Compartilhar” para concluir.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram compartilhar um story antigo como lembrança

Como achar as lembranças pelo modo de criação do Instagram Stories

1. Inicie uma publicação no Instagram

Abra o app do Instagram no celular e toque no ícone “+”, no centro da parte inferior da tela. Então, selecione a opção “Story”, na barra na parte inferior, para continuar.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram criar um story

2. Escolha “Criar” um story no Instagram

Toque na opção “Criar”, ícone com “Aa” no canto esquerdo da tela, para ver os diferentes formatos para publicar um story no Instagram.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra como usar os recurso "Criar" no Stories

3. Selecione “Neste Dia” no Instagram

Passe as opções para a direita, na parte inferior da tela, até encontrar o recurso “Neste Dia”. Nele, você pode ver stories antigos do Instagram publicados por você na mesma data em anos anteriores.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como selecionar o recurso "Neste Dia" no Stories

4. Toque em “Ver tudo” para rever stories no Instagram

Toque na opção “Ver Tudo”, no canto superior da tela, para ver a lista completa de stories postados por você no Instagram nesta data em anos anteriores.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como ver todos os stories antigos do recurso "Neste Dia" no Stories

5. Toque no botão central para repostar a lembrança no Stories

Selecione uma lembrança e, depois, toque no botão central para repostar o story antigo. Então, escolha enviar a publicação para os seguidores ou Melhores Amigos.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como repostar um story antigo como lembrança

Stories antigos e lembranças do Instagram são a mesma coisa?

Stories antigos são os conteúdos arquivados disponíveis no menu “Arquivar” do Instagram. Já as lembranças são stories com datas, repostados a partir do “Arquivar” ou da opção “Neste Dia” do Stories. Normalmente, lembranças são associadas a publicações que ocorreram em anos anteriores do dia em questão.

Consigo ver stories antigos do Instagram pelo PC?

Não dá para ver stories antigos acessando a versão web do Instagram pelo navegador no PC. Esse recurso do Instagram Stories está disponível somente no aplicativo para Android e iPhone (iOS).

Posso ver stories antigos de outra pessoa no Instagram?

Você não consegue ver stories antigos de outras pessoas após 24 horas, mesmo que seja uma conta pública. No entanto, você pode ver os Destaques, stories antigos selecionados pelo dono do perfil que ficam fixados abaixo da biografia.

É possível saber quem viu meus stories antigos no Instagram?

Sim, dá para saber quem viu seu story no Instagram. Entretanto, as informações mudam dependo do tempo que se passou desde a publicação do conteúdo:

  • Stories com menos de 48 horas: exibem uma lista de todas as pessoas que visualizaram a publicação, mesmo que não tenha interagido com ela;
  • Stories com mais de 48 horas: exibem a lista de pessoas que curtiram os conteúdos.

Dá para baixar um story antigo no Instagram?

Sim, você pode salvar a mídia de um story antigo do Instagram ao acessar o conteúdo no “Arquivo de Stories”. Toque no ícone de três pontos, no canto inferior direito, e selecione a opção “Salvar” para baixar o conteúdo no seu celular.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como salvar um story antigo

Vale dizer que não é possível baixar as fotos e vídeos do “Arquivo de publicações”. Você apenas consegue desarquivar as publicações do feed do Instagram e torná-las novamente visíveis para os seguidores

Dá para postar stories antigos no feed do Instagram?

Sim, você consegue reaproveitar um story antigo e publicar no feed do Instagram como algo novo. No caso de vídeos publicados como story, dá para fazer um reels para ser compartilhado no perfil.

Dá para desativar o recurso de stories antigos do Instagram?

Sim, o Instagram permite desativar a função de arquivar stories antigos. No menu “Arquivar”, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela. Selecione “Configurações” e, depois, desative a opção “Salvar story em Itens Arquivados”.

Capturas de tela do aplicativo Instagram mostram como desativar o recurso de arquivar stories

O Instagram envia notificações para lembranças de stories?

O Instagram deixou de notificar as pessoas sobre as lembranças dos stories. Para ver suas lembranças na rede social, você deve acessar os stories arquivados ou usar a ferramenta “Neste Dia” ao fazer um novo story.

Posso impedir que o Instagram mostre stories de memórias sobre uma pessoa?

O Instagram não tem um recurso nativo para evitar ver stories de memórias sobre uma pessoa. Uma alternativa para evitar ver lembranças de uma pessoa específica é bloquear o perfil dela. Ao bloquear alguém no Instagram, você não verá mais nenhum conteúdo da pessoa na rede social.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados