Como apagar rascunhos de stories, posts ou reels no Instagram

Tutorial ensina a apagar os rascunhos salvos no Instagram para publicações de story, reels ou posts da rede social de fotos e vídeos da Meta

Emerson Alecrim Lucas Lima
Por e
Como apagar rascunhos de stories, posts ou reels no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Como apagar rascunhos de stories, posts ou reels no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Apagar rascunhos do Instagram é um procedimento que exclui posts que foram preparados e salvos no dispositivo, mas não publicados na rede social.

Os rascunhos do Instagram podem ser encontrados e apagados na área de criar uma publicação de story ou feed (para reels e posts). O rascunho apagado não pode ser recuperado.

A plataforma só apaga automaticamente rascunhos de stories. Para as demais publicações, o rascunho fica salvo no app do Instagram até ser excluído manualmente pelo usuário.

Esses rascunhos também ocupam espaço de armazenamento do celular e não são sincronizados com os servidores da Meta. Dessa forma, ao desinstalar o aplicativo, todos os rascunhos são perdidos.

A seguir, veja como apagar os rascunhos do Instagram.

Como apagar rascunhos nos stories do Instagram

Se você tem rascunhos de stories, pode apagar um ou vários deles de uma só vez seguindo os passos abaixo, que funcionam no Instagram para Android e iPhone.

1. Abra o Instagram e vá em “Seu story”

Abra o aplicativo do Instagram no dispositivo em que os rascunhos de stories foram criados e toque em “Seu story”, botão no topo esquerdo superior que exibe a foto do seu perfil.

Abra o Instagram e vá em "Seu story" (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Procure e abra a seção “Rascunhos” de Stories do Instagram

Abra a opção “Rascunhos” dentro da área de stories. O app do Instagram abrirá uma seção que mostra todos os esboços armazenados ali.

Procure e abra a seção "Rascunhos" (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Selecione os rascunhos de stories e toque em “Excluir”

Toque em “Selecionar”, no topo direito da tela, e marque todos os stories a serem apagados. Em seguida, toque em “Excluir”, no final da tela. Esse botão exibe um número que informa a quantidade de rascunhos selecionados para exclusão.

Selecione os rascunhos de stories e toque em "Excluir" (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como apagar rascunhos de posts ou reels no Instagram

Apagar os rascunhos do Instagram quando eles envolvem posts ou reels requer um procedimento diferente da exclusão de esboços de stories, como mostram os passos a seguir.

1. Toque no botão de nova publicação do Instagram

No Instagram para Android ou iOS, vá à parte inferior da tela e toque no botão de nova publicação, com símbolo de “+”.

Toque no botão de nova publicação do Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Abra a aba de rascunhos na área de postagens do Instagram

Na área de nova publicação, toque na aba “Rascunhos”, ao lado de “Recentes”. Todos os rascunhos para fotos no feed ou vídeos de reels serão exibidos.

Abra a aba de rascunhos na área de postagens (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Toque em “Gerenciar” e em “Editar”

Toque em “Gerenciar”, dentro de “Rascunhos”. No topo direito da tela seguinte, toque no botão “Editar”, que no Android tem ícone de lápis.

Toque em "Gerenciar" e em "Editar" (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

4. Selecione os rascunhos a serem excluídos no Instagram

Para excluir um ou vários rascunhos do Instagram, selecione as fotos e vídeos indesejados e toque em “Descartar”, no topo da tela. Depois, toque no botão de concluir, no lado direito.

Selecione os rascunhos a serem excluídos no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O Instagram apaga os rascunhos automaticamente?

O Instagram só apaga automaticamente os rascunhos de stories após eles atingirem sete dias de armazenamento. Os esboços de reels e posts não expiram e, portanto, não são excluídos pelo serviço.

Dá para desativar o salvamento de rascunhos no Instagram?

Não. Os rascunhos são uma função nativa do aplicativo do Instagram para Android e iPhone que, até o momento, não conta com configuração para ser desativada.

É possível restaurar um rascunho apagado no Instagram?

Você não poderá recuperar um rascunho de story, reel ou postagem se apagá-lo por engano. O mesmo vale para rascunhos de stories que forem apagados automaticamente pelo Instagram após o prazo de sete dias expirar.

Como eu escolho o que salvar de rascunho no Instagram?

Se você estiver fazendo um vídeo para algo relevante no curto prazo, mas entende que ainda não é o momento de publicá-lo, convém usar a função de salvar rascunho de story. Para vídeos maiores ou que se manterão relevantes por mais tempo, mas ainda não foram finalizados, use o recurso de rascunhos de reels no Instagram.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados