Como salvar um story como rascunho no Instagram

Tutorial ensina a salvar rascunhos nos stories do Instagram; rede social permite manter os esboços por até sete dias

Emerson Alecrim Lucas Lima
Por e
Como salvar um story como rascunho no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Como salvar um story como rascunho no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O rascunho de stories é um recurso do Instagram que permite guardar potenciais postagens para publicação futura. O Instagram permite salvar rascunhos de stories por sete dias no aplicativo para Android e iOS.

Ao salvar um rascunho no Instagram, ele fica disponível para edição, compartilhamento ou exclusão na própria seção de stories. Porém, esse rascunho só pode ser acessado no dispositivo em que foi gerado.

O Instagram mantém os rascunhos de stories por sete dias. Após esse período, os esboços são apagados e não podem ser recuperados.

Abaixo, veja como salvar rascunhos de stories no Instagram.

1. Abra o Instagram e toque em “Seu story”

Abra o Instagram para Android ou iPhone e, no canto esquerdo superior, toque em “Seu story”, botão que traz a foto do seu perfil.

Abra o Instagram e toque em "Seu story" (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Escolha ou grave o conteúdo do seu story no Instagram

Selecione uma foto ou vídeo para ser publicado como story, ou clique em “Câmera” para gravar imediatamente esse conteúdo. Em seguida, complemente o story com texto, adesivos, música ou efeitos.

Escolha ou grave o conteúdo do seu story (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Toque no botão de voltar ou no “X” para salvar como rascunho

No Android, toque na seta de voltar no canto superior esquerdo para desistir de publicar o story. No iPhone, toque no “X” existente no topo esquerdo. O Instagram perguntará se você deseja descartar a publicação. Escolha a opção “Salvar rascunho” para o esboço ser guardado como rascunho de stories.

Toque no botão de voltar ou no "X" para salvar como rascunho (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Onde ficam salvos os rascunhos do Story do Instagram?

O Instagram salva o rascunho na área de stories. Para acessá-la, abra a opção “Seu Story” no topo esquerdo e, na tela que surgir, toque em “Rascunhos”. Se a função de stories abrir com a câmera ativada, toque no ícone de galeria no canto inferior à esquerda. Depois, abra a opção “Rascunhos” para ver o rascunho do story.

Seção de rascunhos de stories do Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Cada rascunho é armazenado apenas no dispositivo em que foi gerado. O Instagram não guarda rascunhos em seus servidores para acesso a eles a partir de outros celulares.

Por quanto tempo um rascunho de Story fica salvo no Instagram?

O aplicativo do Instagram salva cada rascunho por sete dias. Se o story não for publicado durante esse prazo, o conteúdo será excluído, não podendo ser recuperado.

Posso salvar um rascunho do Instagram Stories na galeria do dispositivo?

Sim, basta tocar no ícone com três pontos no canto direito superior do rascunho e escolher “Salvar”. Uma cópia do conteúdo será salva na galeria do dispositivo.

Você também pode tirar fotos ou gravar vídeos usando o aplicativo de câmera do celular, salvar esses conteúdos na galeria do aparelho e mais tarde publicá-los como stories.

Posso apagar rascunhos de stories do Instagram?

Sim. Abra o Instagram, toque em “Seu story” e vá em “Rascunhos”. Abra o rascunho a ser apagado. Toque na seta de voltar no topo esquerdo da tela se você estiver no Android ou no botão “X” se estiver no iPhone. Em seguida, toque em “Excluir rascunho”.

Apagando rascunhos de stories no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Os rascunhos também deixam de existir ao serem publicados como stories.

Dá para salvar rascunhos de outros posts no Instagram?

Sim. Além de stories, é possível salvar rascunhos de posts e reels no Instagram, incluindo aqueles publicados como reels. Esse conteúdo ficará disponível na aba “Rascunhos” do botão de publicar.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados