Como fazer um quiz nos stories do Instagram

Tutorial ensina a criar um quiz nos stories do Instagram para testar o conhecimento dos seus seguidores com uma pergunta de múltipla escolha

Emerson Alecrim Lucas Lima
Por e
Como fazer um quiz nos stories do Instagram (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Como fazer um quiz nos stories do Instagram (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O quiz do story é uma figurinha ou adesivo que permite fazer um teste com os seguidores no Instagram usando uma pergunta de múltipla escolha. O autor do quiz pode ver e acompanhar o resultado do teste enquanto o story estiver no ar.

O quiz está disponível nas ferramentas de story com o nome “Teste”. Após adicionar a figurinha na publicação, dá para escolher entre uma série de perguntas preparadas pelo Instagram ou escrever uma nova.

A seguir, veja como fazer um quiz nos stories do Instagram.

Como criar quiz no story do Instagram

Quiz é um questionário que você pode usar como jogo de adivinhação ou para testar o conhecimento de outras pessoas. É possível fazer quiz no Instagram para Android ou iPhone com os seguintes passos.

1. Toque no botão “Seu story” no app do Instagram

Abra o aplicativo do Instagram e toque em “Seu story”, botão no topo esquerdo da tela que tem a sua foto de perfil.

Toque no botão "Seu story" no app do Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Adicione uma foto ou vídeo para gerar um story no Instagram

Escolha uma foto ou vídeo para publicar como story. Ou toque em “Câmera” para gerar esse conteúdo usando o próprio Instagram.

Adicione uma foto ou vídeo para gerar um story no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Escolha o adesivo “Teste” para incluir um quiz no story

Toque na tela que mostra o conteúdo do story e faça o movimento de arrastar para cima. Encontre e escolha a figurinha “Teste”.

Escolha o adesivo "Teste" para incluir um quiz no story (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

4. Escreva uma pergunta e defina as alternativas de resposta

Digite uma pergunta no primeiro campo da caixa para criar um quiz. Em seguida, escreva as alternativas de resposta. Deve-se inserir pelo menos duas alternativas e, no máximo, quatro. Defina a alternativa com a resposta certa tocando nela de modo que ela fique verde.

Ou escolha um entre os vários quizzes preparados pelo Instagram tocando no ícone de dados, abaixo da caixa de perguntas.

Escreva uma pergunta e defina as alternativas de resposta (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Você também pode escolher a cor de fundo da pergunta do teste tocando no botão de cores na parte superior do story. Ao terminar, toque no botão de concluir, no topo direito da tela.

Escolhendo a cor de fundo da pergunta do quiz no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

5. Publique o story de modo público ou somente para amigos próximos

Marque a opção “Seu story” para publicar o quiz para todos os seus seguidores do Instagram ou selecione “Amigos Próximos” para postar o teste só para pessoas selecionadas. Em seguida, toque em “Compartilhar” para fazer o quiz no Instagram na forma de stories.

Publique o story de modo público ou somente para amigos próximos (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Quando um usuário do Instagram responder ao quiz, a resposta correta será mostrada com fundo verde. A resposta do usuário receberá um fundo vermelho se estiver errada.

Como ver quem respondeu ao teste no story do Instagram

1. Acesse o story que tem o quiz

Toque em “Seu story” na parte superior do Instagram para visualizar o story que contém o quiz.

Acesse o story que tem o quiz (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Arraste o story para cima para ver quem respondeu ao quiz no Instagram

Toque na tela do story e a arraste para cima para ver os usuários que responderam ao quiz, na área “Respostas”. O Instagram também mostra a área “Visualizadores”, que revela quem visualizou o story, tenha essa pessoa respondido ou não ao teste.

Arraste o story para cima para ver quem respondeu ao quiz no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Tem como compartilhar o resultado do teste no story do Instagram?

O Instagram não permite compartilhar o resultado do teste ou as suas estatísticas nos stories porque, quando um quiz é respondido, a resposta correta aparece logo em seguida para o usuário, na cor verde.

Resposta certa na cor verde no quiz (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Posso ver o resultado do quiz do Instagram depois de 24 horas?

Você pode acessar os arquivos de stories do Instagram para ver o resultado depois de 24 horas da publicação. Contudo, o resultado do teste e os visualizadores ficam disponíveis por no máximo 48 horas após a postagem.

Dá para colocar mais de um quiz no mesmo story do Instagram?

Não. O Instagram Stories só permite colocar uma caixa de quiz em cada story. Se você tentar adicionar outra figurinha de teste, o aplicativo fará você voltar ao quiz que já está lá. Mas é possível acrescentar mais alternativas de respostas, com o total de até quatro opções, tocando no botão “Adicionar” da caixinha do teste.

Botão de adicionar alternativas ao quiz (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Qual a diferença entre o quiz e a enquete no story do Instagram?

O quiz é uma caixa de pergunta de múltipla escolha que tem uma resposta certa. Uma enquete no story do Instagram também permite fazer uma pergunta com múltiplas alternativas, mas não existe resposta correta.

Quizzes são úteis para jogos de perguntas ou adivinhação, enquanto enquetes são indicadas para pesquisas na rede social.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados