Google Chrome ganha organização de abas automática por IA

Recurso já estava aparecendo para alguns usuários do Beta. Chrome também receberá função de criar temas e rascunhos feitos por IA

Felipe Freitas
Por
Google apresenta três novos recursos para o Chrome (Imagem: Divulgação/Google)
Google apresenta três novos recursos para o Chrome (Imagem: Divulgação/Google)

O Google divulgou nesta terça-feira (23) três novos recursos de IA para o Chrome. Usuários do navegador podem organizar abas, criar novos temas ou gerar rascunhos usando inteligência artificial. Este último é o único que não estará disponível nesse primeiro momento — ele será lançado no próximo mês.

A função de organizar abas usando IA foi encontrada no beta do Chrome em novembro de 2023. Na época, o Google ainda não revelara a Gemini, modelo de linguagem em larga escala que é o novo motor do Bard. Agora, junto do anúncio desses recursos, a empresa revelou que em breve o modelo será integrado ao Chrome — provavelmente de um modo parecido com o Opera e Edge.

Google anuncia novos recursos para o Chrome

Os novos recursos para o Chrome estão presentes na nova versão do navegador, M121, cujo lançamento inicia nesta terça-feira. O envio da atualização é feito de forma gradual, assim, caso os recursos de organização de abas e criação de temas não esteja disponível, aguarde mais alguns dias. Para ativar as ferramentas, você precisa abrir as Configurações do Chrome e ativar a opção “Experimental AI”, IA Experimental em tradução direta.

Função de organizar abas com IA no Chrome (Imagem: Divulgação/Google)
Função de organizar abas com IA no Chrome (Imagem: Divulgação/Google)

O organizador de abas pode ser usado de duas maneiras. Você pode clicar com o botão direito em uma aba e selecionar “organizar abas similares” ou na seta apontada para baixo, localizada no canto superior esquerdo do Chrome, ir em “Organizar abas” e depois clicar em “Buscar por grupos”. A IA reconhece as páginas que possuem assuntos parecidos ou iguais e cria grupos.

Já a função de criar temas personalizados é aberta clicando em “Customizar Chrome”, localizado no painel direito do navegador. Após isso, basta clicar em “Mudar tema” e digitar um prompt. Aqui o Google afirma que você pode usar um prompt simples. A ferramenta dá a opção de você escolher uma cor de inspiração e alguns estilos para a arte.

Com informações: The Verge

Receba mais sobre Inteligência Artificial na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados