Captura de tela do Windows 11 mostra uma tela do Google Chrome aberta no site Vimeo usando a extensão 4saved para baixar um vídeo
A extensão 4saved permite baixar vídeos de diferentes páginas da web pelo Google Chrome (Imagem: Reprodução/Windows 11)

Você precisa usar uma extensão para baixar vídeo de qualquer site no Google Chrome. Essa ferramenta do navegador pode ser encontrada e instalada de forma segura na Chrome Web Store.

Após instalar a extensão, você deve acessar o site onde está o vídeo que você quer fazer download e clicar no ícone da ferramenta ao lado da barra de endereço. Em geral, os conteúdos são baixados nos formatos .mp4 ou .m3u8.

Os vídeos baixados pelo Google Chrome podem ser compartilhados em aplicativos de mensagens, redes sociais e e-mail. Bem como, os materiais salvos no PC podem ser reproduzidos quando você estiver offline.

A seguir, descubra o passo a passo para baixar vídeos pelo Google Chrome.

1. Acesse a Chrome Web Store pelo Google Chrome

Abra o Google Chrome e acesse chromewebstore.google.com. Na loja de extensões do navegador, você pode encontrar diferentes ferramentas.

Captura de tela da página inicial da Chrome Web Store
Tela inicial da Chrome Web Store (Imagem: Reprodução/Google Chrome)

2. Pesquise por “4saved” na Chrome Web Store

Clique no campo “Extensões e temas de pesquisa”, no canto superior direito da página, e digite “4saved” (sem aspas) para procurar a extensão para baixar vídeo de qualquer site no Google Chrome.

Depois, na tela de resultados, clique em “4saved Video Downloader” para avançar.

Capturas de tela da Chrome Web Store mostram como pesquisar e acessar a página da extensão "4saved"
Pesquisando a extensão “4saved” na Chrome Web Store (Imagem: Reprodução/Google Chrome)

3. Clique em “Usar no Chrome” para instalar a extensão

Clique no botão azul “Usar no Chrome”, no canto direito da página do 4saved, para instalar a extensão no navegador. Quando abrir a janela pop up, na parte superior do navegador, selecione a opção “Adicionar extensão” para continuar.

Capturas de tela da Chrome Web Store mostram como instalar a extensão "4saved"
Instalando a extensão 4saved Video Downloader (Imagem: Reprodução/Google Chrome)

4. Acesse o site com o vídeo que você deseja fazer download

Acesse a página da web que você quer fazer download de vídeos no Google Chrome. Então, dê play no vídeo para a extensão reconhecer a mídia.

Captura de tela do site Vimeo com o vídeo "Best of the Year 2023"
Acessando uma página da web com vídeo (Imagem: Reprodução/Google Chrome)

5. Use a extensão para baixar vídeos no Google Chrome

Clique na extensão 4saved, ícone preto e amarelo no canto direito da barra de endereço, para abrir as opções de download. Então, clique no ícone de seta para baixo para baixar o vídeo usando o Google Chrome.

Importante: o download de vídeos no formato .mp4 deve ocorrer automaticamente e o conteúdo será salvo na pasta “Downloads”. Em outros formatos, será necessário seguir para o passo seguinte do guia.

Capturas de tela do site Vimeo mostram como usar a extensão 4saved do Google Chrome para baixar um vídeo
Usando a extensão 4saved para baixar um vídeo (Imagem: Reprodução/Google Chrome)

6. Clique em “Save” para fazer download do vídeo no PC

Vídeos em formato .m3u8 serão direcionados para uma nova página. Aguarde a barra completar 100% e clique no botão preto “Save” para baixar a mídia para o seu PC.

Captura de tela do site 4saved para o download de conteúdos no formato m3u8
Usando a página do 4saved para concluir o download de um vídeo (Imagem: Reprodução/Google Chrome)

Dá para baixar vídeos do YouTube ou das redes sociais pelo Google Chrome?

Você pode baixar vídeos do YouTube usando sites de terceiros, como Keepvid.to e SaveFrom.net, e salvar os conteúdos no seu computador. Outra opção é assinar o YouTube Premium e salvar os vídeos para serem assistidos offline pelo aplicativo.

Já para redes sociais, dá para baixar vídeos do Instagram ou outras plataformas usando serviços de terceiros, como o Insta Stories Viewer e o SnapTwitter. Também dá para fazer download de Reels pelo próprio app para celular do Instagram, mas os vídeos terão marca d’água e não incluirão músicas licenciadas.

Por que não consigo usar a extensão para baixar vídeos no YouTube?

As regras da Chrome Web Store impedem que as extensões do Google Chrome baixem vídeos do YouTube, serviços de streaming e sites jornalísticos. Essa é uma medida para proteger os direitos autorais dos conteúdos veiculados nessas plataformas.

Por que não consigo enviar para alguém o vídeo que foi baixado no Google Chrome?

Os vídeos baixados pelo Google Chrome podem ser grandes demais para enviar por e-mail ou apps de mensagens. A solução é comprimir um vídeo para reduzir o tamanho do arquivo e, assim, facilitar o envio.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Chrome na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados