Google Bard deve chegar em breve no Chrome com recurso de abas inteligentes

Navegador terá ferramenta que organizará abas usando inteligência artificial; recurso está em testes, mas novidade sugere que lançamento está próximo

Felipe Freitas
Por
Google Bard foi revelado em fevereiro de 2023 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Google prepara primeiro recurso com IA para o Chrome (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Google está preparando uma atualização para levar o Bard, a sua inteligência artificial generativa, para o Chrome. Em breve, o navegador receberá o recurso Organizar Abas, que usará a tecnologia da IA para melhorar o agrupamento de abas do usuário. O uso do Bard na ferramenta não era especulado quando os testes começaram, mas agora o beta mostra uma animação idêntica aos resultados de inteligência artificial na busca.

O Chrome é, até o momento, um dos poucos serviços da Alphabet que não contam com integração com IA generativa — não contando as extensões de busca com o Bard. O Google já levou a sua IA para o Drive, Gmail, Maps e até YouTube. Os primeiros relatos do uso de inteligência artificial no Chrome apareceram em outubro, pela mesma fonte que agora mostrou o Organizar Abas usando a animação das buscas com IA. Com essa nova atualização, é especulado que o recurso chegue em breve no navegador.

Botão do recurso liberado, mas não funcionando

Recurso Organizar Abas no Chrome (Imagem: Reprodução/Leopeva6)4
Recurso Organizar Abas no Chrome (Imagem: Reprodução/Leopeva6)4

No vídeo publicado no Twitter/X, o especialista em Chrome Leopeva64 (seu nome de usuário na rede social) mostra que ao clicar em Organizar Abas, o recurso começa a carregar, mas não finaliza o processo, entregando uma mensagem de erro.

No entanto, antes de usar IA, o recurso em teste parecia organizar abas de acordo com os tipos dos sites. Por exemplo, em um dos primeiros prints feitos pelo leaker, o recurso juntava as abas do X/Twitter e Reddit, duas redes sociais.

Com o uso de uma inteligência artificial, isso não deve mudar muito. O que podemos esperar é que a IA pode melhorar o reconhecimento dos nichos dos sites e hábito de uso do usuário. Uma ideia interessante seria ordenar o grupo de abas com base no tempo de acesso em cada página.

Opera e Edge integram IA no navegador

Opera, na imagem, e Edge estão integrando inteligências artificiais no navegador (Imagem: Divulgação/Opera)
Opera, na imagem, e Edge estão integrando inteligências artificiais no navegador (Imagem: Divulgação/Opera)

Alguns dos principais rivais do Chrome, como o Edge e o Opera, já usam IA generativa integrada. O primeiro possui extensões do Bing Chat e do Gerador de Imagens — que podem ser adicionados na barra lateral.

o Opera lançou a Aria (usando a API do ChatGPT), que pode fazer buscas para o usuário ao selecionar uma frase, traduzir o trecho de um texto ou pedir o significado. Todavia, tanto Edge quanto Opera não possuem uma ferramenta de organização de abas.

Com informações: Android Police

Receba mais sobre Gemini (chat) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados