Início / TB Responde / Aplicativos e Software /

Como usar o Tab freeze e reduzir consumo de RAM do Chrome

Saiba o que você pode fazer para reduzir o consumo de RAM do Google Chrome, com recursos da versão Canary ou usando extensões

Ronaldo Gogoni

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

É possível reduzir o consumo de RAM do Chrome, o navegador que devora memória do computador vorazmente (mas com um motivo). Se seu gadget possui pouca memória, você pode usar recursos do Chrome Canary ou extensões para manter o browser na linha. Veja como.

Google Chrome / Browser / Pixabay / consumo de ram chrome

Como o Google Chrome funciona

O Google Chrome é um navegador que consome muita memória RAM, por um motivo básico: ele foi desenvolvido de forma a tratar cada aba, plugin, extensão e ferramenta em segundo plano como um processo próprio e separado. Dessa forma, quando um travar, ele não inutiliza todo o navegador e força o usuário a encerrá-lo.

Em outros tempos, um navegador não precisaria consumir tanta RAM, mas hoje passamos a maior parte de nosso tempo na internet, seja a trabalho ou lazer e, por isso, um navegador precisa dispor de mais recursos para dar conta do recado. O problema é que o Chrome sempre foi o mais comilão da categoria.

Google Chrome e RAM / consumo de ram chrome

Como reduzir o consumo de RAM no Chrome

Você pode reduzir o consumo de RAM no Chrome congelando o processo de abas que não estão em uso, de duas formas: com o recurso experimental “Tab freeze”, presente no Chrome Canary, ou por extensões. Vejamos ambos métodos.

1. Com o Tab freeze (Chrome Canary)

O Chrome Canary é a versão de testes do navegador, que recebe novos recursos antes das demais, como o Tab freeze, no caso.

Google Chrome Canary / Tab freeze / consumo de ram chrome

  1. Acesse google.com, baixe e instale o Chrome Canary;
  2. Abra o navegador, digite “chrome://flags” (sem aspas) na barra de endereços e tecle “Enter”;
  3. No campo de busca, digite “tab freeze” (sem aspas);
  4. Clique no botão ao lado da opção e mude o valor para”Enabled”;
  5. Clique em “Relaunch”para reiniciar o Chrome Canary com as alterações feitas.

Feito isso, o Chrome Canary irá congelar as abas após 5 minutos de inatividade, com elas deixando de consumir recursos.

2. Com extensões

The Great Suspender / consumo de ram chrome

Se você prefere continuar usando a versão final do Chrome, existem extensões para o navegador que permitem congelar abas, fazendo com que o programa consuma menos recursos. São as seguintes:

Dentre as duas extensões, a The Great Suspender é a mais popular e bem simples de usar: ela “coloca para dormir” abas que não estão em uso (desde que não tenham sido fixadas) e permite ao usuário interromper o consumo de recurso delas manualmente. Para acordá-las, basta clicar com o mouse nelas.