Google Chrome está lento? Veja como deixá-lo mais rápido

Veja como evitar que o seu Google Chrome fique lento e atrapalhe a sua navegação

Jean Prado Amanda Machado
Por e
• Atualizado há 4 meses

Por rodar uma série de processos, abas e extensões ao mesmo tempo, o Chrome pode ficar mais lento e travando, podendo até deixar seu computador mais devagar. Se você tem certeza que o problema está no navegador e não no computador como um todo, confira as dicas abaixo para deixar o Chrome em seu potencial máximo.

notebook em uma mesa com o google chrome aberto
Google Chrome está lento? Veja como deixá-lo mais rápido (Imagem: Caio / Pexels)

1. Faça uma limpa nas extensões instaladas no Chrome

Normalmente, uma das principais causas de lentidão no navegador é a quantidade de extensões instaladas. Como explicamos acima, o navegador roda uma série de processos no sistema, incluindo os plugins de terceiros. Portanto, a recomendação é remover as extensões do Chrome que você não usa.

O Google Chrome também permite desativar extensões no navegador que são usadas apenas em momentos específicos, uma forma de ter mais controle do que é realmente útil para você.

2. Desative a aceleração por hardware no navegador

Às vezes, também pode ser uma opção desativar a aceleração por hardware, que tem como função aumentar o desempenho do navegador. Essa opção ativada pode estar trazendo alguns conflitos para o seu Google Chrome. Para fazer isso, acesse as configurações do Chrome e:

  1. Clique em sistema no menu lateral;
    screenshot configurações sistema chrome
  2. Desative a opção “Usar aceleração de hardware quando disponível”.
    screenshot desativar aceleração de hardware chrome

3. Use o tema padrão do Chrome

Talvez o tema que você esteja usando no Chrome seja pesado demais para o navegador ou hardware (é difícil, mas acontece). Por isso, outra dica é voltar a usar o tema padrão do Chrome. A mudança é feita nas “Configurações”:

  1. Clique em “Aparência” no menu lateral;
    screenshot configurações de aparência chrome
  2. Clique em “Redefinir para os valores padrão”.
    screenshot botão redefinir padrões chrome

4. Use a ferramenta de limpeza do Google Chrome

O Google também disponibiliza uma ferramenta de limpeza do Chrome chamada Cleanup. Ela ajuda a encontrar e remover programas e configurações indesejadas e nocivas no seu computador. Além de extensões, pode ter algum programa no seu PC que está danificando o Chrome e tornando-o lento.

5. Redefina o seu Chrome

Se nenhuma das opções acima ajudou, também funciona redefinir o Chrome às configurações de fábrica. Como em um computador ou celular, o navegador vai ser praticamente reinstalado, apagando as suas preferências, cache, cookies e outros. No entanto, suas senhas, favoritos e históricos não serão apagados.

Para redefinir o Chrome, entre nas Configurações e faça o seguinte:

  1. Vá em “Redefinir e limpar” no menu lateral;
    screenshot redefinições chrome
  2. Clique em “Restaurar configurações para os padrões originais”;
    screenshot botão restaurar padrões originais chrome
  3. Toque no botão azul “Redefinir configurações”.
    screenshot botão redefinir configurações chrome

6. Baixe o Chrome Canary

Se ainda nada deu certo, outra solução é baixar o Chrome Canary, uma solução do Google para desenvolvedores. O Canary é praticamente outro navegador, porém com as tecnologias do Chrome e as novidades que o navegador vai receber ainda, por isso, ele pode ser mais instável. 

Perguntas Frequentes

Meu Google Chrome não abre, e agora?

Se o seu problema com o navegador é mais complicado e não abre no computador, temos um artigo completo com soluções que podem te ajudar nessa situação. Veja o que fazer se o seu Google Chrome não abre.

Não quero mais o navegador, posso desinstalar o Google Chrome?

Pode sim, tanto no seu computador como em dispositivos móveis. Veja o passo a passo de como desinstalar o Google Chrome corretamente.

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Amanda Machado

Analista de Conteúdo

Amanda Machado é jornalista formada pela Universidade Norte do Paraná. Trabalhou por três anos como produtora de conteúdo online nas áreas de marketing digital, mercado online e lojas virtuais. Por um ano ficou à frente da newsletter da Nowall School, abordando temas sobre redes sociais, tecnologia, produção de conteúdo e estratégias digitais. Entrou para o Tecnoblog em 2021, como analista de conteúdo.

Relacionados

Relacionados